NOTÍCIAS

A mudança da mentalidade para um ambiente corporativo mais inclusivo é tema de debate no Diversibram

16 de março de 2022

O mundo passa por uma transformação e, a cada dia, aumenta a necessidade de trabalhar uma reestruturação no ambiente corporativo. Diante desse cenário, alguns temas entram na discussão e a diversidade é um deles. A mudança da mentalidade para um local de trabalho mais inclusivo foi tema de um painel ocorrido nesta 3ª feira (15/3), durante a programação da Diversibram –  Semana de Diversidade e Inclusão da Mineração do Brasil. O evento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), segue até sexta-feira (18/3), 100% online e gratuito.

As empresas ainda apresentam níveis diferentes de maturidade sobre a diversidade. Segundo Alessandra Rigueira, analista da Gerência de Responsabilidade Social do SESI-MG, muitas empresas podem ser consideradas monolítica, isto é, organizações que têm pouca representatividade dos grupos diversos. Outras podem ser caracterizadas como empresas plurais, com conceitos mais heterogêneos. Essas já começam a pensar em medidas para proporcionar mais diversidade no ambiente de trabalho, porém, ainda agem apenas pela obrigatoriedade da lei. Precisamos trabalhar para que o futuro organizacional esteja com conceitos multiculturais, transformando o DNA das empresas em prol de um ambiente mais inclusivo e respeitoso”, explica.

Para Alessandra Rigueira, é fundamental entender que a diversidade não é mais uma alternativa e sim uma necessidade de uma sociedade cada vez mais globalizada e multicultural. “As empresas têm o poder de acelerar isso. Temos visto mais iniciativas para a promoção da diversidade, mas o impacto ainda é pequeno. Vale lembrar que a diversidade vai além de cor, raça, religião e escolha sexual”.

A mudança da mentalidade para um ambiente corporativo mais inclusivo é tema de debate no Diversibram

Alessandra Rigueira, analista da Gerência de Responsabilidade Social do SESI-MG – crédito: divulgação

Alessandra acredita que “todos nós somos parte do problema e, para sermos a solução, é preciso nos transformar. É possível mudar, mas não é simples. Como uma organização é feita de pessoas, se não alterarmos os parâmetros pelos quais essas pessoas são formadas não vamos alterar a realidade nas organizações”. Ela finaliza falando que o sucesso de uma mudança de cultura de pensamentos de uma organização precisa do engajamento dos(as) líderes, principalmente da alta liderança. “Os líderes possuem o poder de proporcionar um ambiente corporativo em que as pessoas se sintam incluídas e valorizadas, gerando muito valor na organização”.

O painel foi moderado por Damaris Carvalho, analista de Recursos Humanos na Anglo American.

A mudança da mentalidade para um ambiente corporativo mais inclusivo é tema de debate no Diversibram

Damaris Carvalho, analista de Recursos Humanos na Anglo American – crédito: divulgação

 

Patrocinadores e Apoiadores

 

A Diversibram conta com o patrocínio da Anglo American, ArcelorMittal e da Mosaic Fertilizantes e apoio da AngloGold Ashanti e da Mineração Caraíba.

Participe da Diversibram

 

A Diversibram vai contar com apresentações e debates de muita gente relevante na temática, tais como:

Janaina Gama, Consultora, Palestrante e Head de Educação Corporativa da Mais Diversidade; Marina Pimenta Spínola Castro, diretora de Relações Corporativas e Líder de Diversidade e Inclusão da Fundação Dom Cabral(FDC); Gael Aleixo, Customer Success Manager do Grupo Gupy/Kenoby; Jaime Caetano de Almeida da FESA; Cris Kerr, Fundadora da CKZ Diversidade; Paulo Henrique Soares, diretor de Comunicação do IBRAM; Raquel Azevedo, responsável pelo Programa de Diversidade e Inclusão da Consultoria Falconi; Alabá Campos, Sócia-Fundadora da Overview Consultoria; Guilherme Bara consultor da MAC Diversidade; e Daniella Barcellos, mentora, consultora, palestrante e Head de programas de Diversidade e Inclusão da Tailor.

Serviço:

Diversibram – Semana da Diversidade e Inclusão na Mineração do Brasil
Data: 14 a 18 de março de 2022
Evento virtual e gratuito
Informações e inscrições no site: https://ibram.org.br/evento/diversibram/

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Instituto Alcoa promove formação de professores em escolas públicas de Juruti

10 de setembro de 2018

Em busca de conhecimentos, experiências e avanços nas atividades escolares, cerca de 40 professores de escolas públicas de Juruti e…

LEIA MAIS

Votorantim Cimentos lança Banco de Talentos de Diversidade

27 de outubro de 2020

A Votorantim Cimentos, empresa líder do setor de materiais de construção, lança seu primeiro Banco de Talentos de Diversidade, com…

LEIA MAIS

Expo Dubai: missão aos Emirados Árabes tem mais de 150 participantes de Minas Gerais

22 de novembro de 2021

Expo Dubai – crédito: divulgação Representantes do governo, entidades de classes e empresários mineiros de vários setores industriais participam da…

LEIA MAIS