NOTÍCIAS

ABPC certifica indústrias com selo de responsabilidade socioambiental

11 de dezembro de 2012

rnO comprometimento com as boas práticas socioambientais é um dos assuntos mais abordados nos dias de hoje. Mas para a Associação Brasileira dos Produtores de Cal (ABPC), esse compromisso já se fazia presente e

rn

O comprometimento com as boas práticas socioambientais é um dos assuntos mais abordados nos dias de hoje. Mas para a Associação Brasileira dos Produtores de Cal (ABPC), esse compromisso já se fazia presente em seu estatuto social.

rn

Por isso ela criou o Programa Selo ABPC de Responsabilidade Socioambiental, que é de adesão voluntária e aberto às produtoras de cal que forneçam o produto para quaisquer aplicações. As empresas associadas da ABPC mantém seu compromisso com a sustentabilidade, participando da recertificação, o que contribui para o reconhecimento dessas empresas pelas suas boas práticas e pela modernidade do seu parque industrial, contribuindo também para o fechamento de negócios, por ser uma certificação reconhecida internacionalmente como uma referência de qualidade, conforme atesta Mauro Seabra, secretário-executivo da ABPC.

rn

Na modalidade avançada a certificação do Selo de Responsabilidade Socioambiental considera os programas ISO 9001 (gestão de qualidade) e 14001 (gestão ambiental); NBR 16001 (Responsabilidade Social) e OHSAS 18001 (gestão de segurança e saúde ocupacional).

rn

Estão sendo certificados em 2012 pelo Programa as seguintes indústrias:

rn

Certificação Avançada: Mineração Belocal Ltda

rn

Certificação básica: Mineração Horical Ltda, Frical Transporte Ind. e Comércio de Cal Ltda, Cal Trevo Industrial Ltda, Jungar Mineração Ind. e Com. Ltda e Quallical Ind. e Com. Ltda.

rn

A certificação é evolutiva e deve ser requerida de acordo com a categoria desejada, conforme se vê abaixo.

rn

Categoria Básica (A) – Necessário cumprir exigências mínimas previstas no estatuto e regulamento interno da ABPC, que são: comprovação de habilitação e idoneidade jurídica; regularidade ambiental, incluindo licenças de operação; regularidade social e trabalhista; conformidade técnica e alinhamento formal aos princípios éticos defendidos pela ABPC.

rn

Categoria Intermediária (B) – Além dos requisitos da categoria básica, a empresa deve comprovar o atendimento das boas práticas e avançar na implantação dos instrumentos de gestão nas áreas de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança, além de responsabilidade social em todas as unidades de produção.

rn

Categoria Avançada (C) – Cumprimento dos requisitos das categorias básica e intermediária, mais o atendimento de toda uma série de indicadores adicionais obrigatórios, que aprofundam a análise do alinhamento da empresa às boas práticas e aos princípios da sustentabilidade. É alcançável por empresas certificadas ou próximas de alcançar certificação na ISO 9001 (gestão de qualidade) e 14001 (gestão ambiental); NBR 16001 (Responsabilidade Social) e OHSAS 18001 (gestão de segurança e saúde ocupacional).

rn

No site da ABPC é disponibilizado o regulamento completo do programa e informações mais detalhadas sobre a iniciativa: www.abpc.org.br

rn

O Programa Selo ABPC de Responsabilidade Socioambiental interage em total harmonia com o Programa Setorial da Qualidade da Cal (hidratada, para construção civil)  PSQ da Cal – mantida pela ABPC desde 1995 e apoiada pelo Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat  PBQP-H – do Ministério das Cidades.

rn

Programa-Em 2009, ao completar 50 anos de atuação, a direção da entidade criou o Programa Selo de Responsabilidade Socioambiental, que visava certificar empresas produtoras de cal com base na qualidade das suas práticas de produção e gestão. Para isso, foi contratado um órgão auditor independente para gestão técnica do Programa, o Instituto Totum, que é responsável pelas auditorias e pela concessão das certificações, baseadas nos resultados alcançados pelas empresas nos indicadores definidos pelo Programa. São avaliadas as práticas nas áreas de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança, ética e responsabilidade social.

rn

 

Fonte: Portal Fator Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



No Brazil China Meeting, presidente do IBRAM apresenta panorama e perspectivas da mineração brasileira a investidores internacionais

11 de janeiro de 2024

Raul Jungmann acredita em incremento da parceria entre os dois países. “Eu acredito que os próximos anos da relação entre…

LEIA MAIS

Instituto Alcoa promove formação de professores em escolas públicas de Juruti

10 de setembro de 2018

Em busca de conhecimentos, experiências e avanços nas atividades escolares, cerca de 40 professores de escolas públicas de Juruti e…

LEIA MAIS

Juristas e empresários vão debater nova legislação do setor mineral

28 de outubro de 2019

A legislação da indústria da mineração, tanto a brasileira quanto a de outros países mineradores, será amplamente debatida durante a…

LEIA MAIS