NOTÍCIAS

AngloGold Ashanti realiza simulado de emergência de barragem na comunidade de Barra Feliz

19 de novembro de 2018

Terceiro evento em Santa Bárbara mobiliza moradores. Mais de 240 se envolveram na ação, 60% do público-alvo. Próximo treinamento ocorrerá em 2019, em Sumidouro

Érica Cirilo mora em Barra Feliz desde que nasceu, em 1977. Ela presenciou muitos dos avanços no distrito de Santa Bárbara. “Aqui mudou muito. São hoje mais moradores, escola, pessoal que vem trabalhar todos os dias. As coisas estão evoluindo por aqui”, conta. Érica também faz parte do grupo de tecelãs Tear da Serra.

Na quarta-feira, 14 de novembro, ela participou do primeiro treinamento simulado de Barra Feliz, distante cinco km da barragem CDS II, da AngloGold Ashanti.

A iniciativa, que integra o Plano de Ação Emergencial de Barragem de Mineração (PAEBM), é organizada pela Defesa Civil Municipal (Compdec) e pela AngloGold Ashanti, com o apoio da Defesa Civil Estadual (CEDEC), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e outros órgãos governamentais. O objetivo é testar os procedimentos de segurança e mostrar à população, principalmente aos que moram próximos da barragem, como agir em casos de emergência.

“Um dos principais objetivos do simulado é conscientizar as pessoas da comunidade sobre sua importância no processo. Ao estarem capacitadas, elas funcionam como agentes disseminadores de informação. Elas abordarão o tema com seus vizinhos, parentes e amigos. Tudo isso com foco na segurança da própria comunidade”, enfatiza Guilherme Peixoto, gerente de Metalurgia da AngloGold Ashanti.

Durante o simulado, representantes da Defesa Civil e empregados da AngloGold Ashanti orientaram os moradores nos cinco pontos de encontro espalhados pelo distrito. Os participantes também receberam informações sobre rotas de fuga e atitudes de autossalvamento. Participaram da ação 247 moradores e alunos da escola José Álvares, dos 410 mapeados dentro da Zona de Autossalvamento. Com isso, o evento teve uma taxa de mobilização de 60%.

Vale destacar que a empresa já dispõe de um veículo equipado com avisos sonoros, comando de voz e sinais luminosos, que será utilizado em casos de emergência até que o sistema de sirenes fixas seja instalado. A previsão é que a implantação do sistema para a barragem CDS I e II ocorra até o fim deste ano.

Encontros anteriores

Em janeiro, os moradores de Santa Bárbara já haviam participado de um encontro com a equipe da AngloGold Ashanti para conhecerem o processo de gestão de barragens da companhia e tirarem dúvidas sobre os procedimentos de segurança. Em março, participaram de uma visita à barragem da empresa em Santa Bárbara e viram de perto o funcionamento da estrutura. Em junho, moradores de Carrapato receberam o simulado.

Durante esta semana, foram realizadas reuniões preparatórias, abertas ao público, com a participação dos moradores e estudantes das escolas de Barra Feliz para alinhamento e esclarecimento de dúvidas sobre as rotas de fuga, pontos de encontro e procedimentos em caso de emergência, além da entrega, porta a porta, de material informativo.

Em caso de dúvidas, os moradores podem utilizar o canal gratuito de atendimento da AngloGold Ashanti: 0800 72 71 500. A empresa está sempre aberta ao diálogo e se põe à disposição da comunidade para quaisquer esclarecimentos.

Sobre a AngloGold Ashanti

Uma das maiores produtoras de ouro do mundo no Brasil, a empresa possui minas e plantas metalúrgicas e de beneficiamento distribuídas nos estados de Minas Gerais e Goiás. Seus negócios englobam 13 operações em nove países, gerando mais de 60 mil empregos. A AngloGold Ashanti tem sede em Johannesburgo, na África do Sul, e suas ações são negociadas nas bolsas de Johannesburgo, Nova York, Austrália e Gana.

Com mais de 4 mil empregados diretos, as operações brasileiras respondem por 15% da produção global de ouro do grupo e estão entre as mais avançadas do mundo no campo da tecnologia de mineração, pela excelência dos equipamentos e processos utilizados e pelo desenvolvimento de soluções de engenharia para a atividade de mineração em subsolo.

 

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Anglo American e Governo de Minas firmam convênio para melhorias viárias no município de Serro

16 de março de 2022

A Anglo American e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade do Estado de Minas Gerais (Seinfra), por meio…

LEIA MAIS

IBRAM realiza pesquisa sobre o que o público gostaria de ver na próxima edição da EXPOSIBRAM

29 de outubro de 2018

O que você gostaria de sugerir para a próxima edição da  Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM)? Considerada a principal vitrine…

LEIA MAIS

Votorantim Cimentos lança Banco de Talentos de Diversidade

27 de outubro de 2020

A Votorantim Cimentos, empresa líder do setor de materiais de construção, lança seu primeiro Banco de Talentos de Diversidade, com…

LEIA MAIS