NOTÍCIAS

Atividade industrial da China avança em outubro

1 de novembro de 2012

rnPuxada por um aumento nas encomendas, indústria chinesa tem recuperação, o que melhora as perspectivas para o crescimento da segunda maior economia do mundo.rnA indústria da China teve avanço em outubro,

rn

Puxada por um aumento nas encomendas, indústria chinesa tem recuperação, o que melhora as perspectivas para o crescimento da segunda maior economia do mundo.

rn

A indústria da China teve avanço em outubro, mostram dados oficiais, reforçando a expectativa de uma reaceleração na economia do país.

rn

O Índice Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) avançou para 50,2 pontos em outubro, de 49,8 em setembro. O indicador ficou acima da marca de 50 pontos, que separa a contração da expansão.

rn

O índice atingiu o maior valor desde junho deste ano, segundo os dados da Federação Chinesa de Logística e Compra.

rn

Dentre os sub-índices, o destaque foi o que avalia a produção da indústria, que avançou de 51,3 pontos para 52,1, aumentando o ritmo de expansão. Por sua vez, o indicador de novos pedidos saiu da contração, ao passar de 49,8 pontos para 50,4.

rn

Em outro indicador divulgado nesta manhã, o PMI elaborado pelo banco HSBC marcou 49,5 pontos, face a 49,1 pontos na estimativa preliminar, e 47,9 pontos em setembro.

rn

“O indicador atingiu o nível mais alto em oito meses, o que significa que a atividade industrial da China continua a recuperar-se. Isso é puxado principalmente por um aumento nas novas encomendas”, explica Hongbin Qui, economista-chefe do HSBC para a China.

rn

O Produto Interno Bruto (PIB) da China teve expansão de 7,4% no terceiro trimestre, o ritmo mais lento em três anos. Contudo, dados mais recentes da economia do país indicam que está em curso uma retomada.

rn

“Com esses dados, é relativamente seguro afirmar que o crescimento do PIB atingiu um piso no terceiro trimestre, e deve se recuperar”, afirma Flemming Nielsen, analista sênior do banco Danske, em relatório. Ele prevê um crescimento de 8% para o PIB chinês no quarto trimestre.

rn

Com os sinais mais consistentes de recuperação, o analista afirma que não se deve esperar novas medidas de estímulo na China.

rn

 

Fonte: Brasil Econômico

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM condiciona solução para transição energética à expansão da produção de minerais críticos no Brasil e no mundo

5 de junho de 2025

O diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, voltou a defender que a agenda da expansão da mineração no Brasil seja considerada…

LEIA MAIS

IBRAM e ApexBrasil traçam estratégicas para promover mineração brasileira no exterior e atrair investimentos

2 de abril de 2025

O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, recebeu na sede da agência, nesta…

LEIA MAIS

IBRAM recebe delegação do Congresso americano para tratar de MCEs

26 de maio de 2025

Uma delegação do Comitê de Relações Exteriores do Congresso Nacional dos Estados Unidos foi recepcionada pela direção do Instituto Brasileiro…

LEIA MAIS