Com o objetivo de retratar a diversidade mineral no Estado e sua importância no cotidiano dos paraenses, o Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) e o Instituto Brasileiro de Mineração (I
Com o objetivo de retratar a diversidade mineral no Estado e sua importância no cotidiano dos paraenses, o Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) e o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) inauguraram ontem, na Casa da Mineração, a exposição “As riquezas minerais do Pará”. A mostra traz um mapa mineral do Pará, destacando os principais projetos em operação e em fase de implantação das empresas associadas ao Simineral e ao Ibram, além dos usos destes minérios nos produtos que fazem parte da rotina de qualquer cidadão. A exosição permanecerá à disposição do público por um ano.
rn
A mostra destaca painéis que retratam o uso e as aplicações dos minérios na rotina das pessoas. A bauxita, por exemplo, serve como matéria-prima para fabricação do alumínio, base de inúmeros produtos usados no dia a dia, como panelas, latinhas, peças de automóveis e aviões, cabos elétricos, entre outros. Já o caulim, que costuma ser objeto de curiosidade das pessoas, é considerado um dos minerais mais versáteis da indústria e, por isso, é utilizado em diversas aplicações. Dentre elas, destacam-se a indústria de papelaria, tintas, cerâmica, plásticos, borracha, catalisadores, fibra de vidro, farmacêutica, cosméticos, adesivos e fertilizantes.
rn
A Casa da Mineração completou um ano de fundação e substituiu a primeira exposição, que foi visitada por mais de mil pessoas, entre elas estudantes de escolas públicas estaduais. “Nosso objetivo, com esta nova exposição, é de superar bastante este número. A proposta da Casa é exatamente esta, levar a cultura mineral aos paraenses, pois o Estado é um dos maiores exportadores e muitos desconhecem a aplicação prática destes materiais”, explicou o presidente do Simineral, José Fernando Gomes Júnior.
rn
rn
Fonte: Jornal O Liberal
O planejamento do fechamento de uma mina é questão estratégica para as mineradoras. Além dos aspectos relativos à segurança, estabilidade…
LEIA MAISO Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado pelo vice-presidente, Fernando Azevedo e Silva, se reuniu com a senadora Tereza Cristina (PP)…
LEIA MAISO mundo passa por uma transformação e, a cada dia, aumenta a necessidade de trabalhar uma reestruturação no ambiente corporativo….
LEIA MAIS