NOTÍCIAS

Casa da Mineração oferece conhecimento do setor através de exposições

24 de março de 2015

O local objetiva aproximar o público, principalmente estudantes, do universo da mineração na Amazônia.rnNuma iniciativa pioneira no Brasil, o Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) e o

O local objetiva aproximar o público, principalmente estudantes, do universo da mineração na Amazônia.

rn

Numa iniciativa pioneira no Brasil, o Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) e o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) inauguraram em agosto de 2012, em Belém, a Casa da Mineração. O espaço tornou-se ponto de encontro do setor mineral paraense para discussões com as esferas públicas e privadas e sociedade civil. Também é fonte de informação e conhecimento para o público em geral. Com isso, a Casa já é um referencial no país, aproximando o setor produtivo mineral, cada vez mais, da população.

rn

A Casa da Mineração está aberta ao público de segunda à sexta, no horário comercial. O espaço promove exposições e amostras de minérios, como ferro, cobre, níquel, entre outros. Atualmente, está aberta a exposição “Amazônia, bauxita e você. O que tem a ver?”. O objetivo é levar aos alunos de escolas públicas e privadas do ensino Fundamental e Médio informações sobre o processo produtivo da bauxita, relacionando suas diferentes etapas ao conteúdo das disciplinas da grade curricular desses jovens.

rn

Desde sua inauguração, o Simineral promove visitas monitoradas para as escolas públicas. Para o presidente do sindicato, José Fernando Gomes Júnior, além de representar um lugar para a visitação, a Casa da Mineração é um espaço para articular junto com autoridades, técnicos e tomadores de decisão, programas, projetos, políticas e ações relacionadas à atividade, uma das que mais movimentam a economia paraense. “Estamos aqui para apoiar as empresas e levar a cultura minerária à sociedade, afinal a gente só ama o que conhece. Já promovemos várias exposições no espaço, como a exposição sobre os 10 anos da Mina do Sossego ano passado e outras mais acontecerão”, destaca José Fernando.

rn

Exposição – A exposição em cartaz atualmente mostra onde a bauxita está presente no dia a dia das pessoas e a relação da cadeia do alumínio com a bauxita. Mostra também por que o alumínio é o material mais desejado pelos fabricantes de produtos de tecnologia móvel e aborda a relação entre as disciplinas escolares e a produção mineral no Pará, daí o mote “O que tem a ver?”. A proposta é mostrar as ciências que existem por trás da produção da bauxita: da geografia à biologia.

rn

Serviço: A Casa da Mineração funciona na Avenida Rui Barbosa, n° 1536, entre as Avenidas Braz de Aguiar e Gentil Bittencourt, no bairro de Nazaré. As visitas são gratuitas e devem ser previamente agendadas pelos telefones 3230-4055 e 3230-4066.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Assessoria

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Diversibram 2025: evento terá lançamento de dois protocolos do TSM – Rumo a uma Mineração Sustentável para diversidade e saúde emocional

20 de fevereiro de 2025

Os painéis da Diversibram vão tratar de temas relacionados às estratégias adotadas pelas mineradoras para criar uma cultura de diversidade…

LEIA MAIS

CPRM ministra curso de capacitação em risco geológico e leitura de cartas de suscetibilidade para a Defesa Civil de Santa Catarina

17 de dezembro de 2018

Com o objetivo de explicar a percepção da suscetibilidade e risco, além de apresentar os produtos do Serviço Geológico do Brasil…

LEIA MAIS

BH recebe treinamento gratuito sobre segurança em máquinas e equipamentos

12 de novembro de 2018

Multinacional alemã líder mundial em sistemas de segurança para máquinas industriais, a Schmersal realiza o treinamento gratuito Segurança em Máquinas…

LEIA MAIS