NOTÍCIAS

Cazaquistão tenta criar clima favorável aos investimentos

18 de outubro de 2016

O Cazaquistão tem uma das maiores delegações presentes ao 24º World Mining Congress

O Cazaquistão tem uma das maiores delegações presentes ao 24º World Mining Congress, no Rio de Janeiro, e vai sediar a próxima edição do evento. Zamir Saginov, secretário-executivo do Ministério de Desenvolvimento e Investimento do Cazaquistão, participou da abertura do Congresso, nesta terça-feira (18/10), no Rio de Janeiro (RJ) e disse que o país procura criar um clima favorável aos investimentos. Ele explicou que o setor de mineração cazaque tem investido em transparência e compliance. “Planejamos aprovar lei no ano que vem para aproximar nosso setor mineral dos padrões ocidentais”, afirmou.
 
Hoje, a mineração representa 13% do PIB do Cazaquistão, e responde por 50% do setor industrial. Saginov afirma que o potencial de crescimento é grande. “Estamos em sexto lugar em produção mineral e no terceiro em minério per capita, com apenas 15% do território explorado”, explicou.
 
Além da proximidade geográfica com o mercado chinês, o Cazaquistão conta com grande variedade mineral. “Somos os maiores produtores globais de urânio, mas temos zinco, prata e uma das maiores jazidas de carvão”, disse Saginov. O cobre ainda não foi explorado no país, mas possui grande potencial, com jazidas estimadas em US$ 3 trilhões. “Pelo menos US$ 2 milhões são extraíveis”, destacou o secretário-executivo.
 
Nos últimos anos, a queda de 30% no preço global das commodities atingiu a economia cazaque, mas não houve grande redução no volume de minério produzido. “Vamos continuar crescendo e produzindo e queremos aumentar nossa eficiência”, concluiu Saginov. 
 
Zamir Saginov, secretário-executivo do Ministério de Desenvolvimento e Investimento do Cazaquistão – Crédito: Hans Georg/Argosfoto
 
 
IBRAM
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Combate ao garimpo ilegal: IBRAM vai propor a órgãos de controle que exijam uso de plataforma da USP em todas as negociações com ouro

19 de maio de 2023

Plataforma consegue identificar fonte de procedência do ouro, permitindo diferenciar o ouro legal do ilegal. IBRAM assina convênio com USP…

LEIA MAIS

ANM realiza workshop de Segurança de Barragens de Mineração

20 de abril de 2022

A Agência Nacional de Mineração (ANM) realiza nesta quarta-feira, 20/4, às 15h, o ‘Workshop de Segurança de Barragens de Mineração:…

LEIA MAIS

Seminário Internacional de Minerais Críticos e Estratégicos 2025 vai debater políticas para o Brasil expandir produção mineral

14 de maio de 2025

Minerais críticos e estratégicos para diversos fins, como a transição energética, podem fazer do Brasil um dos líderes em produção…

LEIA MAIS