NOTÍCIAS

CBPM conclui nova etapa do levantamento aerogeofísico na Bahia

31 de julho de 2012

rnEm mais uma iniciativa do governo baiano destinada a atrair investimentos para o setor mineral, a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral – CBPM concluiu a execução do Levantamento Aerogeofísico da área Centro Norte d

rn

Em mais uma iniciativa do governo baiano destinada a atrair investimentos para o setor mineral, a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral – CBPM concluiu a execução do Levantamento Aerogeofísico da área Centro Norte do Estado da Bahia e que abrange parcial ou totalmente territórios de 45 municípios inseridos nas regiões econômicas Piemonte da Diamantina, Baixo Médio São Francisco, Irecê e Chapada Diamantina.

rn

O levantamento faz parte do Programa de Cobertura Aerogeofísica do Estado da Bahia, programa pioneiro no Brasil, iniciado em 1975 pela CBPM, visando dotar o estado de uma infraestrutura geológica básica consentânea com as tecnologias mais avançadas de pesquisa mineral, conseqüentemente gerando desenvolvimento para o Estado da Bahia.

rn

O trabalho foi executado através subcontratação, mediante Contrato nº 043/2011, pelo consórcio formado pelas empresas LASA Prospecções S/ A e Prospectors Aerolevantamentos e Sistemas LTDA.

rn

O Levantamento Aerogeofísico desta nova área cobriu uma área que representa 10,4 % do Estado, totalizando 56.823 km2, correspondendo a 23 folha na escala 1:100.000, com um total de 119.750,00 quilômetros lineares de levantamento. Foi utilizado um multissistema aerogeofísico configurado pelos métodos magnético e gamaespectrométrico ao longo de linhas de produção com direção E-W, espaçadas de 500 metros e com linhas de controle, com direção N-S, espaçadas de 10.000 metros.

rn

As informações disponíveis sobre esta região assumem grande significado para prospecção de jazimentos minerais, tais como, ferro, chumbo, zinco, prata, cobre, fosfato, barita e fluorita. Vale ressaltar que nesta região já foram bloqueados depósitos e jazidas de fosfato e de sulfetos de metais – base (ZnS e PbS) na região de Irecê e depósito de ferro na região de Campo Largo no município de Sento Sé

rn

Com estes trabalhos, a Bahia torna-se um dos estados brasileiro geologicamente mais bem estudado e o mais pesquisado em termos de aerolevantamentos geofísicos, tendo sido realizados até agora, pela CBPM, 36 projetos, numa área total de 363 mil km², com 838 mil km lineares de vôo. Em relação ao território do Estado da Bahia, representa 58% de cobertura aerogeofísica. Este total acrescido de 175 mil km² que corresponde à área dos Levantamentos Aerogeofísicos realizados pela CPRM no Estado da Bahia, passa a representar 86% de áreas cobertas por aerolevantamentos no estado.

rn

A previsão é de que até 2013 todo estado da Bahia esteja recoberto com estes aerolevantamentos geofísicos regionais de alta resolução.

rn

A CBPM está convicta de que os resultados a serem atingidos permitirão ampliar significativamente a participação do setor mineral na economia baiana, levando progresso para regiões onde outros segmentos da indústria, por certo, teriam grande dificuldade para implantação.

rn

 

Fonte: Geofísica Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM firma acordo com ANM para capacitar agentes da Agência

6 de março de 2025

O Diário Oficial da União publicou, nesta quinta-feira (6), o novo Acordo de Cooperação Técnica entre a Agência Nacional de…

LEIA MAIS

Juristas e empresários vão debater nova legislação do setor mineral

28 de outubro de 2019

A legislação da indústria da mineração, tanto a brasileira quanto a de outros países mineradores, será amplamente debatida durante a…

LEIA MAIS

Agenda ESG da Mineração – começa nova etapa de coleta de dados das mineradoras

30 de maio de 2025

Ação vai até 18 de julho. Mineradoras, inclusive não associadas ao IBRAM, podem informar voluntariamente dados referentes aos 12 grandes…

LEIA MAIS