NOTÍCIAS

Comitiva sueca apresenta programa Mining for Generations no WMC

5 de outubro de 2016

O seminário será dividido em quatro painéis que abordarão temas de interesse da mineração como: a próxima geração de veículos autônomos, automação no futuro, mineração verde e comunicação nas minas

O vice-ministro de Relações Exteriores da Suécia, Oscar Stenström, apresentará no dia 19 de outubro, durante o World Mining Congress 2016 (WMC), o lançamento do programa “Mining for Generations: inovação e sustentabilidade”. A iniciativa mostra a experiência sueca na criação de um ambiente sustentável para a mineração.
 
Durante o WMC, que acontece de 18 a 21 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ), Stenström estará acompanhado de uma delegação oficial do país, que inclui o embaixador da Suécia, Per-Arne Hjelmborn, e o diretor-executivo de Comércio e Investimento da embaixada, Johan Norén, para apresentar a experiência sueca na obtenção de “resultados notáveis, não só em matéria de produtividade e eficiência, mas também na criação de um ambiente sustentável onde a sociedade e o setor de mineração podem coexistir em harmonia”, diz o site oficial do Mining for Generations.
 
O seminário da Suécia no WMC será dividido em quatro painéis que abordarão temas de interesse da mineração como: a próxima geração de veículos autônomos, automação no futuro, mineração verde e comunicação nas minas. Cada painel irá apresentar casos de sucesso e de investigação em curso, falando sobre como conseguir um setor de alto desempenho. Os painéis serão apresentados por representantes de institutos de pesquisa de renome, universidades e a indústria, diz o site do programa.
 
A Suécia é hoje a principal produtora de minério de ferro na Europa. O país alcançou um elevado desenvolvimento tecnológico por meio de incentivos governamentais à inovação e parcerias entre a indústria e as universidades, o que levou ao aumento da produtividade. O setor de mineração na Suécia produz hoje mais de 70 milhões de toneladas de minério de ferro com apenas cinco minas, em comparação com 1960, quando a Suécia tinha 60 minas ativas, mas produziu apenas 28 milhões de toneladas.
 
Os painéis e palestras da Suécia no WMC contarão com a presença de professores como Uday Kumar, Diego Galar e Magnus Ericsson, da Luleå University of Technology, além de profissionais de empresas ligadas à mineração, como Laércio da Costa Barbosa, pesquisador e engenheiro desenvolvedor da Scania Latin America e George Rizopulos, diretor global de contas da Scania Mining. De acordo com a programação do WMC, a abertura do painel sueco no auditório Esmeralda está prevista para começar às 8h30 e terminar às 12h55. Para acessar a programação completa, em inglês, do WMC acesse este link.  
 
Notícias de Mineração Brasil
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Mining Hub recebe visita de produtores da indústria do açúcar

18 de fevereiro de 2020

O setor mineral brasileiro e suas inovações foram amplamente debatidos durante a manhã desta sexta-feira (14/2) no Mining Hub, único hub…

LEIA MAIS

Ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux decide favoravelmente para a Corte recepcionar Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7598) apresentada pelo IBRAM

26 de fevereiro de 2024

A ADI é contra artigos da lei nº 12370/2023 do estado de Mato Grosso. Esta lei cria taxa de fiscalização…

LEIA MAIS

IBRAM defende projetos de inovação apoiados pelo BNDES

27 de abril de 2023

Em nota divulgada nesta 5ª feira, 27/4, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) manifesta o seguinte: Não existe no mundo…

LEIA MAIS