NOTÍCIAS

CPRM lança estudo sobre o potencial do lítio no Brasil

24 de março de 2017

Ao todo o trabalho mapeou 45 ocorrências desse elemento químico que foram estudadas e classificadas em diferentes categorias

Estudo inédito produzido por pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) pode contribuir para alavancar a descoberta de novos depósitos de lítio no país, principalmente, na região do Vale do rio Jequitinhonha, no nordeste do estado de Minas Gerais. Ao todo o trabalho mapeou 45 ocorrências desse elemento químico que foram estudadas e classificadas em diferentes categorias.
 
As principais aplicações do lítio estão distribuídas entre as indústrias química, metalúrgica, eletrônica e nuclear. Além disso, a utilização do mineral pela indústria eletroeletrônica de alta tecnologia vem crescendo a cada ano. Tendo como exemplo de sua aplicação, a produção de baterias automotivas e telefonia móvel. 
 
O estudo identificou novas áreas potenciais para lítio no país e ampliou o conhecimento de áreas mineralizadas já conhecidas. 
 
O lançamento do estudo na capital mineira será em 30 de março, às 10h, na Superintendência Regional de Belo Horizonte, localizada na Avenida Brasil, 1731, Funcionários. 
 
Confira o informe “Avaliação do Potencial do Lítio no Brasil” no site da CPRM. 
 
SOBRE A CPRM – A CRPM é uma empresa pública, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, com a missão de gerar e difundir o conhecimento geológico e hidrológico básico necessário para o desenvolvimento sustentável do país. Produtos, pesquisas e serviços são elaborados com o objetivo de fomentar a mineração, prevenir, remediar e mitigar os eventos extremos, promover o desenvolvimento sustentável do território e aumentar a disponibilidade hídrica. 
 
CPRM
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Programa Integrar Contra a Covid-19 lança campanha de saúde mental em Paracatu

1 de outubro de 2020

Dando sequência ao suporte à comunidade durante a pandemia do novo coronavírus, a Kinross Brasil Mineração expande as ações do “Programa Integrar…

LEIA MAIS

ArcelorMittal Tubarão lança projeto para dessalinizar água do mar

21 de janeiro de 2019

O projeto demandará investimentos em torno de R$ 50 milhões, gerará cerca de 220 vagas de emprego (no pico da…

LEIA MAIS

Diversibram discute papel dos homens na adoção de uma cultura livre de assédio

27 de março de 2025

Com uma bancada de painelistas intencionalmente masculina, o segundo painel da 4ª Diversibram – A Mineração Sem Rótulosdiscutiu o tema…

LEIA MAIS