NOTÍCIAS

DEMANDA CHINESA IMPULSIONA PREÇOS DO MINÉRIO DE FERRO

14 de outubro de 2010

Demanda chinesa impulsiona preços do minério de ferrornrn14/10/2010rnrn rnNas últimas duas semanas, os preços da commodity do mercado à vista subiram 8,3% para US$ 151 por tonelada.rnSegundo dados oficiais das

Demanda chinesa impulsiona preços do minério de ferro

rn

rn

14/10/2010

rn

rn

 

rn

Nas últimas duas semanas, os preços da commodity do mercado à vista subiram 8,3% para US$ 151 por tonelada.

rn

Segundo dados oficiais das autoridades de alfândega do país, a China importou 17,9% mais minério em setembro.

rn

O departamento de pesquisa do Morgan Stanley destaca que um dos principais elementos nessa mudança de cenário é a retomada das atividades das siderúrgicas chinesas.

rn

Além do feriado nacional, as siderúrgicas chinesas enfrentaram um racionamento de energia no mês passado. Com a retomada da produção, há um aumento na demanda por matéria-prima.

rn

Outro motivador da alta dos preços é o aumento da demanda apoiada na redução dos estoques chineses.

rn

A queda da qualidade do produto e os altos custos para a mineração já representam um empecilho para a produção doméstica da commodity. “Isso deve resultar no aumento da dependência de importação de minério”, sinaliza o relatório.

rn

Competição

rn

As exportações de minério brasileiras para a China representam hoje 22% do total importado pelo país, valor alinhado à média histórica.

rn

Esse crescimento da participação nacional se deve também à redução das exportações indianas. Segundo o relatório do banco, o enfraquecimento da Índia nesse momento já era esperado, uma vez que se deve à temporada de chuvas no país.

rn

 

rn

Brasil Ecinômico

rn

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Participe do I Seminário de Extensionismo Técnico Mineral

15 de outubro de 2018

Estão abertas as inscrições para o I Seminário de Extensionismo Técnico Mineral. O evento, promovido pela Agência Nacional de Mineração (ANM),…

LEIA MAIS

IBRAM E DEMin/UFMG retificam trabalho vencedor da categoria profissional do 10º CBMINA

7 de maio de 2021

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e o Departamento de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Minas Gerais (DEMin/UFMG) comunicam que foi retificada…

LEIA MAIS

Os financiamentos à mineração brasileira em debate no e-Mineração

14 de junho de 2021

Um dos segmentos mais estratégicos da nossa economia, o setor mineral, faturou, apenas no 1º trimestre de 2021, cerca de…

LEIA MAIS