NOTÍCIAS

Documentário resgata trajetória vencedora do minerador Dr. Antunes

13 de dezembro de 2012

rnFilme será lançado dia 19/12 em Belo Horizonte, na FiemgrnDisseminar a história do pioneiro da moderna indústria da mineração. Esta é a proposta do documentário sobre Augusto Trajano de A

rn

Filme será lançado dia 19/12 em Belo Horizonte, na Fiemg

rn

Disseminar a história do pioneiro da moderna indústria da mineração. Esta é a proposta do documentário sobre Augusto Trajano de Azevedo Antunes, mais conhecido por  Dr. Antunes. O lançamento será no dia 19 de dezembro, na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em Belo Horizonte (MG), a partir das 19h, com exibição do filme.

rn

O documentário é fruto de um trabalho de compilação de documentos, imagens em vídeo, fotografias e depoimentos, obtidos por colaboradores que trabalharam e conviveram com o Dr. Antunes e nutrem por ele sincera admiração.

rn

“Nosso propósito é homenageá-lo e, também, documentar e divulgar seus valores, princípios, qualidades e realizações para que sirvam de modelo aos brasileiros. Por outro lado, o filme revela o que poucos conhecem, que já na segunda metade do século XX o Dr. Antunes já adotava, pioneiramente na indústria brasileira, a sustentabilidade nos projetos de mineração”, ressalta o diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), José Fernando Coura.

rn

Engenheiro de minas, Fernando Coura atuou na empresa do Dr. Antunes, a Companhia Auxiliar de Empresas de Mineração (Caemi). Dr. Antunes já havia fundado, anteriormente, a Indústria e Comércio de Minérios S.A (Icomi), que conduzia projeto de exploração do minério de manganês na Serra do Navio, no Amapá.

rn

Em plena Amazônia na década de 1950, a Icomi implantou instalações para a lavra e o beneficiamento de manganês, construiu estrada de ferro com 193 km de extensão e um porto para escoar o minério. Além disso, construiu e urbanizou as vilas residenciais para empregados dotadas de equipamentos públicos, como hospital, que atendiam também à comunidade.

rn

A iniciativa do documentário é da Associação dos Participantes Ativos, Assistidos e Beneficiários da Fundação Caemi de Previdência Social / Fundação Caemi de Assistência Social (Apaab/Funcaemi). O Ibram patrocinou a restauração dos documentos audiovisuais. O filme conta também com o patrocínio da MRS Logística, Ecometals, Mitsui & Co. e Anglo American Brasil. A produção é da Cinefor Cinema e Informação e a direção é do cineasta Sergio Santos.

rn

A solenidade de lançamento será realizada pela Fiemg, Ibram, Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra) e Apaab/Funcaemi.

rn

Mais informações: Ibram – Sra. Edilene de Araújo –  (61) 3364-7299 ou edilene@ibram.org.br

rn

 

Fonte: Revista Minérios & Minerales

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



10 anos da Casa da Mineração: uma parceria harmônica em prol da indústria da mineração no Pará

17 de outubro de 2022

Para marcar as celebrações dos 10 anos da Casa da Mineração, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e o Sindicato das Indústrias Minerais…

LEIA MAIS

Consulado da Dinamarca realiza workshop sobre soluções sustentáveis para a mineração

20 de dezembro de 2021

O Consulado Geral da Dinamarca realizou nesta quarta-feira, 15/12, o Danish Day: Sustainable Mining. O workshop online promoveu a troca de…

LEIA MAIS

IBRAM apresenta ações do setor para uma economia de baixo carbono no Congresso Anual UK & Brazil Partners in Energy

21 de junho de 2023

As ações do setor mineral para garantir uma transição energética para uma economia de baixo carbono foram exibidas e comentadas…

LEIA MAIS