NOTÍCIAS

Empresa estrangeira mapeia subsolo cearense em busca de gás, minério e petróleo

27 de novembro de 2012

rnChegaram ontem, segunda-feira, 25, ao município de Independência, localizado a 310 Km de Fortaleza, as primeiras máquinas da empresa norte-americana Global Geophysical Services, que realiza estudos do subsolo em busca de min&eac

rn

Chegaram ontem, segunda-feira, 25, ao município de Independência, localizado a 310 Km de Fortaleza, as primeiras máquinas da empresa norte-americana Global Geophysical Services, que realiza estudos do subsolo em busca de minérios, gás natural, petróleo e água. De acordo com o secretário de finanças da prefeitura, Coutinho Neto, os primeiros equipamentos e caminhões passaram por Independência na manhã de ontem.

rn

“Eu pessoalmente não vi. Mas os caminhões passaram na área urbana da cidade e os moradores presenciaram a chegada”, contou.

rn

Na semana passada, a empresa esteve em Crateús, a 350 Km da Capital cearense. Segundo o secretário adjunto da Prefeitura, Deoclídes Bezerra Machado, a Global já tinha realizado estudos similares no Piauí. “Eles provocam um pequeno tremor na terra, O trabalho não é demorado, mas o aparato de maquinário impressiona. Estão mapeando o subsolo da região através dessas ondas sísmicas. Querem saber se há gás, água ou petróleo”, disse.

rn

Ele adiantou que as informações coletadas pelo levantamento da empresa deverão ser enviadas para a Petrobras. “Não há nada oficial, mas temos informações que esses mapas no subsolo vão ser encaminhados para Petrobras com intuito de contactar empresas por licitação de contrato de risco interessadas em explorar a área. Pelo que contam na cidade, mas não há nada oficial, é que encontraram gás e tem possibilidade de haver petróleo”. A Petrobras foi contactada, mas ainda não se pronunciou sobre o assunto.

rn

Conforme a Prefeitura de Crateús, a Global presta serviços a vencedora do leilão dos lotes de terras com potencial para extração de petróleo e gás natural, que foi promovido pela Agencia Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis (ANP).

rn

“Estão sendo usados oito caminhões vibradores, que acham o minério em uma profundidade de 10 mil metros pelo som. Cada minério tem um som e os técnicos e engenheiros contratados pela Petrobras estão detectando a qualidade e a quantidade do minério”, informa a Prefeitura no seu site.

rn

 

Fonte: Diário do Nordeste

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Belém sediará EXPOSIBRAM 2023

26 de setembro de 2022

A próxima edição da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM), o maior evento de mineração do Brasil e um dos…

LEIA MAIS

IBRAM lança manual de boas práticas para promover avanços em diversidade, equidade e inclusão na mineração

2 de abril de 2025

Publicação reúne cases de mineradoras associadas, destacando ações concretas de promoção da equidade de gênero, inclusão de PcDs e combate…

LEIA MAIS

Encontro temático “Água e Mineração” discutirá boas práticas de gestão de recursos hídricos

20 de março de 2025

As variações climáticas têm exercido uma pressão crescente sobre a disponibilidade de recursos hídricos, enquanto o aumento da demanda por…

LEIA MAIS