NOTÍCIAS

Entrevista Pedro Garcia: o País precisa se ajustar ao cenário internacional

29 de junho de 2017

Pedro Garcia é sócio da Veirano Advogados. Sua prática se concentra em projetos e operações locais e internacionais, inclusive na negociação e redação de contratos comerciais, M&As e financiamentos

Quais são os principais desafios referentes ao tema financiamento para projetos de mineração?

Em um cenário de retomada do otimismo no setor, as empresas de mineração voltam a disputar lugar de atenção para a captação de recursos para investimentos em pesquisa mineral, reavaliação de recursos e reservas, implementação e lavra de novos projetos. É fundamental que as empresas compreendam, portanto, as alternativas disponíveis para cada fase de seus projetos, seja através de parcerias, alienações de participações societárias, emissão de títulos, empréstimos, royalties, streaming etc. O correto e prévio entendimento de eventuais empecilhos cambiais, fiscais e regulatórios, em particular na constituição de garantias, são essenciais para o sucesso das empresas na captação de recursos.

Quais são as soluções, na sua opinião, para os entraves da captação de recursos no setor minerário brasileiro?

O país precisa se ajustar ao cenário internacional e facilitar as diversas formas de captação de recursos, modernizando sua legislação, especialmente sob o prisma cambial, fiscal e regulatório. Além disso, a adoção de critérios internacionalmente aceitos para a definição de recursos e reservas será crucial para uma maior participação das empresas de mineração no mercado de capitais brasileiro.

Que alternativas podem ser adotadas para melhorar o acesso a obtenção de créditos para projetos na mineração?

Não são apenas as empresas mineradoras brasileiras que concorrem com empresas mineradoras operando em outros países. O país como um todo concorre – como potencial destino de investimentos em mineração – com outros países tradicionalmente mineradores. É fundamental que se transmita segurança jurídica e regras claras e comparáveis às vigentes em países concorrentes. Garantido-se critérios efetivos na concessão de garantias sobre direitos minerários, segurança quanto à tributação aplicável e eliminação de barreiras à participação de estrangeiros, o país pode se tornar mais competitivo e atraente.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM apresenta ações do setor para uma economia de baixo carbono no Congresso Anual UK & Brazil Partners in Energy

21 de junho de 2023

As ações do setor mineral para garantir uma transição energética para uma economia de baixo carbono foram exibidas e comentadas…

LEIA MAIS

MCTIC lança consulta pública sobre Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação para Minerais Estratégicos

1 de outubro de 2018

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) lançou na última quinta-feira (27) consulta pública sobre o Plano de…

LEIA MAIS

CBMina 2025 será realizado em Ouro Preto (MG), ampliando a parceria com academia

17 de março de 2025

O evento é uma realização do IBRAM em parceria com os departamentos de Engenharia de Minas da Universidade Federal de…

LEIA MAIS