NOTÍCIAS

Estrada de Ferro Carajás celebra 31 anos com prêmio de melhor ferrovia

7 de março de 2016

O gerente-executivo da EFC, Claudio Mendes, agradeceu o empenho de todo o time que promoveu sucessivos recordes no transporte de minério de ferro em 2015

A Estrada de Ferro Carajás (EFC) completou, na última semana, 31 anos com bons motivos para comemorar. Além de ser considerada a melhor operadora de carga do país em 2015 pela Revista Ferroviária, a EFC se prepara para dar início a um novo modelo operacional que a tornará referência mundial também em tecnologia. Isso porque dará início, em breve, às operações dos novos ativos do projeto S11D Logística. O Posto de Inspeção e Abastecimento de Locomotivas e os Centros de Troca e Manutenção de Rodeiros, somados aos vários trechos de duplicação da ferrovia que serão entregues este ano, contribuirão para alcançarmos o patamar de 230 milhões de toneladas transportadas por ano.
 
O gerente-executivo da EFC, Claudio Mendes, agradeceu o empenho de todo o time que promoveu sucessivos recordes no transporte de minério de ferro em 2015 e destacou o novo modelo operacional da EFC como uma virada de chave que elevará nossas operações a outros patamares. “2015 foi um ano de superação. Por isso, o prêmio de melhor ferrovia coroa um trabalho feito com afinco e dedicação. Em 2016, daremos início à operação de uma ferrovia ainda mais moderna e produtiva. Com amor, cuidado genuíno com as pessoas e determinação vamos seguir juntos, superando os desafios”, disse.
 
Saiba mais sobre os novos ativos
 
PIAL e Tancagem
 
O Posto de Inspeção e Abastecimento de Locomotivas (PIAL) possui seis linhas capacitadas para receber até 12 locomotivas simultaneamente, duas por linha, o que proporcionará maior celeridade ao processo de abastecimento e pequenos reparos. Foi desenvolvido com o conceito de pit stop de locomotivas, ocasionando maior rapidez no abastecimento. Já a Tancagem é composta pelo descarregamento rodoviário e ferroviário e pela área que contém quatro tanques com capacidade para 1.000 m³ cada, totalizando 4.000 m³ de combustível.
 
CTR e CMR
 
O CTR corresponde à Central de Trocas de Rodeiros, com seis linhas, sendo quatro de manutenção preventiva e duas de manutenção corretiva de vagões. O local possui uma área de estocagem de rodeiros novos e recuperados e uma área destinada a rodeiros que passarão pela recuperação. O CMR é a Central de Manutenção de Rodeiros, destinada à usinagem (recuperação) dos rodeiros desgastados. Essa área está preparada para cinco tornos, que são responsáveis pela recuperação dos rodeiros.
 
Sobre a premiação
 
O Prêmio Revista Ferroviária existe desde 1989 e tem como objetivo incentivar as empresas e seus responsáveis a buscar cada vez mais eficiência e oferecer produtos e serviços de qualidade ao setor metroferroviário brasileiro. Atualmente, a premiação tem nove categorias: Melhor Cliente; Melhor Construtora; Melhor Criador de TI; Melhor Fabricante de Componentes para Material Rodante; Melhor Fabricante de Componentes para Sistemas; Melhor Fabricante de Componentes para Via Permanente; Melhor Indústria de Veículos de Carga e Melhor Indústria de Veículos de Passageiros. Além disso, são escolhidas as melhores operadoras de Carga e Passageiros; o Ferroviário Padrão de Carga; o Ferroviário Padrão de Passageiros e Ferroviário do Ano.
 
Vale
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM anuncia os vencedores do Prêmio Boas Práticas na Mineração do Brasil 2022

28 de novembro de 2022

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) revelou na última terça-feira, 22, no escritório em Belo Horizonte (MG) os grandes vencedores…

LEIA MAIS

IBRAM recebe delegação do Congresso americano para tratar de MCEs

26 de maio de 2025

Uma delegação do Comitê de Relações Exteriores do Congresso Nacional dos Estados Unidos foi recepcionada pela direção do Instituto Brasileiro…

LEIA MAIS

Serviço Geológico do Brasil publica editais de cessão de direitos minerários sobre áreas de caulim, cobre e fosfato

26 de setembro de 2022

Fomentar o desenvolvimento do setor mineral e promover investimentos em quatro estados. Com este objetivo o Ministério de Minas e…

LEIA MAIS