NOTÍCIAS

EXPOSIBRAM promove ações sociais a fim de fortalecer atuação comunitária

13 de setembro de 2021

Potencializar a atuação comunitária e o desenvolvimento local em áreas de atividade mineradora. Esse é o objetivo de duas ações promovidas, entre os dias 5 e 7 de outubro, na EXPOSIBRAM 2021 – Expo & Congresso Brasileiro de Mineração, o mais tradicional e relevante evento do setor mineral brasileiro, realizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). A EXPOSIBRAM Social contará com e-commerce solidário, no qual participantes poderão adquirir kits de pequenos produtores. Além disso, 5 ações de grupos comunitários serão premiadas por meio do Audioetal, de modo a viabilizar intervenções positivas em seus territórios.

No e-commerce solidário, serão vendidos produtos ligados a projetos de geração de trabalho e renda para públicos em situação de vulnerabilidade social, bem como divulgadas lojas virtuais de empreendedores sociais. A venda dos kits será totalmente revertida aos artesãos, pequenos produtores e comerciantes e gerará visibilidade a suas iniciativas.

Já o Audioetal receberá propostas em áudio de grupos e coletivos comunitários atuantes em territórios de mineração. As propostas, voltadas à promoção de cidadania e ao desenvolvimento local, devem ter foco em inovação social, geração de renda, promoção da saúde e da segurança alimentar. Cinco delas serão custeadas através de prêmio no valor de R$6.000, a fim de gerar impactos positivos sobre desafios locais. O audioetal pode ser acessado pelo endereço https://bit.ly/AudioetalIbram. As propostas poderão ser enviadas por áudio de até 5 minutos, no Whatsapp (38) 99800-8605, até o dia 22 de setembro.

“A iniciativa incentiva o empreendedorismo nas regiões mineradoras.  A proposta é proporcionar aos visitantes do evento virtual a oportunidade de adquirirem produtos criados pelas comunidades que contam com a parceria socioeconômica e cultural da mineração”, explica o diretor-presidente do IBRAM, Flávio Penido.

As ações da EXPOSIBRAM Social são realizadas pelo IBRAM e executadas pela AIC – Agência de Iniciativas Cidadãs.

Sobre o IBRAM

 

O Instituto Brasileiro de Mineração é uma organização privada, sem fins lucrativos, com mais de 120 associados, responsáveis por 85% da produção mineral do Brasil. Traz consigo a essência e a força da verdadeira #MineraçãodoBrasil.

Essa mineração é aquela alinhada à sustentabilidade. Indutora das boas práticas de ESG (meio ambiente, responsabilidade social e governança) em tudo o que faz. Ética e transparente em seus relacionamentos com as pessoas. Inclusiva. Influente e parceira nas iniciativas promotoras do desenvolvimento socioeconômico e de qualidade à vida das pessoas em geral.

Sobre a AIC – Agência de Iniciativas Cidadãs

 

Promover o desenvolvimento humano pleno de sujeitos e comunidades: esse é o horizonte que norteia o trabalho da AIC – Agência de Iniciativas Cidadãs, organização sem fins lucrativos que soma quase 30 anos de atuação em cinco grandes áreas: mobilização social, educação, cultura, juventudes e fortalecimento da sociedade civil.

A AIC realiza variados projetos e programas sociais voltados para a construção da cidadania em suas muitas possibilidades, junto a uma rede de mais de 500 entidades parceiras. Seu trabalho já obteve o reconhecimento de mais de 30 prêmios nacionais e internacionais, concedidos por organizações como ONU Cidades Unicef e Unesco.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Juristas e empresários vão debater nova legislação do setor mineral

28 de outubro de 2019

A legislação da indústria da mineração, tanto a brasileira quanto a de outros países mineradores, será amplamente debatida durante a…

LEIA MAIS

Serra Verde é a primeira mineradora brasileira a obter o selo Safeguard Covid-19

27 de outubro de 2020

A Serra Verde Pesquisa e Mineração (SVPM), empresa que desenvolve um projeto de concentrado de terras raras em Minaçu, Goiás,…

LEIA MAIS

Belo Horizonte receberá seminário sobre Barragens de Rejeitos

22 de outubro de 2018

As barragens de rejeito estarão em foco na segunda edição do Seminário UK-Brazil Mining Forum. O evento será realizado em Belo…

LEIA MAIS