NOTÍCIAS

Exposição resgata história e legado de Antônio Dias Leite

14 de setembro de 2017

Idealizada pela CPRM, com patrocí­nio da Vale e apoio da Geosol, Geologia e Sondagens, a exposição será inaugurada nesta sexta-feira (15/9), ás 10h, no Museu de Ciências da Terra

A exposição  Antônio Dias Leite, o Pensamento e a Ação para o Desenvolvimento, que tem a curadoria de José Luiz Alquéres, busca resgatar a memória e preservar o legado do professor Dias Leite, destacando sua contribuição para o crescimento dos setores de energia e mineração no país.
 
 Idealizada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM),  com patrocí­nio da Vale e apoio da Geosol, Geologia e Sondagens, a exposição será inaugurada nesta sexta-feira (15/9), ás 10h, no Museu de Ciências da Terra (MCTer), na Urca,  cujo prédio histórico levará o nome de Dias Leite. Além de textos e fotos,  a exposição traz ví­deos com depoimentos do próprio Dias Leite,  de especialistas e profissionais que com ele conviveram, como Eliezer Batista, Israel Klabin, Marcílio Marques Moreira, Maria Conceição Tavares e Breno Augusto dos Santos.
 
 Engenheiro, economista e polí­tico, Dias Leite foi ministro de Minas e Energia entre 1969 e 1974, depois de ter presidido a Companhia Vale do Rio Doce, de 1967 a 1969. Foi também responsável, na Fundação  Getúlio Vargas, pela primeira estimativa de renda nacional no Brasil, publicada em 1951. Foi professor e diretor da Faculdade de Economia da UFRJ e organizou a Fundação Universitária José Bonifácio. Preparou ainda projeto de lei que instituiu o incentivo fiscal para o reflorestamento, tendo coordenado a constituição da Aracruz.
 
 Como homem público, Dias Leite participou da negociação e concretização do projeto de construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu; realizou os levantamentos da Amazônia (Projeto Radam) e da Plataforma Continental (Projeto Remac);  criou Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, hoje Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM). Publicou dezoito livros e escreveu regularmente, de 1964 a 2017, nos principais veículos de imprensa. Em 2007, recebeu o Prêmio Jabuti pelo Livro “A Energia do Brasil”.
 
A exposição ficará aberta para visitação pública no hall de entrada do Museu de Ciências da Terra,  depois será transferida para uma sala permanente no museu.
 
Serviço 
 
Museu de Ciências da Terra
 
Endereço: Av. Pasteur, 404 – Urca | Rio de Janeiro/RJ – CEP.: 22290-240.
Horário de Funcionamento: As visitas podem ser feitas de terça a domingo, das 10h às 16h.
Atendimento: A entrada é gratuita. A visita de grupos deve ser agendada por telefone (9h às 12h ou 14h às 17h) ou por e-mail.
Contato:Telefones: (21) 2546-0342 / Agendamento: (21) 2295-7596; e-mail: educamcter@cprm.gov.br
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM defende na Câmara dos Deputados melhorias na legislação trabalhista

12 de maio de 2025

Trabalho em minas subterrâneas apresenta regras arcaicas, freia competitividade do setor e do país em rankings globais e veda maior…

LEIA MAIS

Inscrições abertas para a 3ª edição da Diversibram

17 de janeiro de 2024

Evento será realizado em 19 de março, 100% online e gratuito.  Pelo terceiro ano consecutivo e pela primeira vez com…

LEIA MAIS

Samarco: os três anos do rompimento de Fundão

5 de novembro de 2018

O rompimento da barragem de Fundão completa 3 anos. Uma realidade que faz parte da jornada da Samarco. O dia…

LEIA MAIS