NOTÍCIAS

Fornecimento de energia não inviabilizará desenvolvimento do setor mineral, garante secretário do MME

11 de setembro de 2012

rnAnúncio foi feito na cerimônia de abertura do ENERMIN 2012rn11/09/2012 – O acesso a energia a custos compatíveis com a atividade econômica é umdos grandes desafios do planeta. Além disso, especialistas aponta

rn

Anúncio foi feito na cerimônia de abertura do ENERMIN 2012

rn

11/09/2012 – O acesso a energia a custos compatíveis com a atividade econômica é um
dos grandes desafios do planeta. Além disso, especialistas apontam para um aumento na demanda energética mundial. Diante deste cenário, o Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM deu início, na noite desta segunda-feira (10/09), ao 2º Seminário Internacional de Gestão da Energia na Indústria da Mineração – ENERMIN 2012 (www.enermin2012.com).

rn

Durante a cerimônia de abertura do evento, em Salvador (BA), o novo Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Carlos Nogueira da Costa Junior, afirmou que a questão energética não inviabilizará o crescimento da mineração no País. “A energia elétrica não será fator de preocupação para o desenvolvimento do setor mineral”, garantiu o representante do Ministro Edison Lobão.

rn

Para o Diretor de Assuntos Minerários do IBRAM, Marcelo Ribeiro Tunes, esse é um passo extremamente importante. Segundo o Diretor, nos últimos anos o custo elevado da energia no Brasil tem sido um dos fatores que dificultam o desenvolvimento. “Esse anúncio significa uma capacidade de maior investimento, principalmente se o aliarmos aos programas de melhorias na infraestrutura de estradas e ferrovias, já lançados pelo Governo Federal, e também nos portos, este último a ser divulgado”, ponderou.

rn

Na Bahia, o Governo Estadual espera grandes volumes de investimentos para desenvolver a atividade mineral com disponibilidade energética. Segundo o Secretário de Planejamento do governo baiano e ex-Presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, a Bahia espera aplicações do setor privado da ordem de R$ 72 bilhões. “Deste total, 50% dos recursos estão destinados à mineração e à energia”, afirmou.

rn

Outro importante desafio é o acesso a energias renováveis. Nos próximos 25 anos, a
predominância das fontes energéticas ainda serão os combustíveis fósseis. “É importante buscar alternativas e os minerais são indispensáveis e permitem o desenvolvimento das energias alternativas”, ressaltou Tunes.

rn

O Coordenador Técnico do ENERMIN 2012, Jacques Wiertz, reforçou a importância da
mineração na busca dessas alternativas energéticas. “A indústria mineral tem um papel importante de promover a integração dessas novas fontes, que são em muitos casos interessantes, competitivas e com boas perspectivas de representar uma parte crescente na matriz”. No entanto, ele lembrou que essas fontes renováveis requerem maturação e têm que ser vistas como complementares.

rn

Por sua vez, o Presidente Executivo do Consejo Minero, Joaquín Villarino, acredita que a inovação técnica é apenas uma parte da resolução desses desafios. “Tempos que  alcançar equilíbrio com um pacto social, também. A sociedade precisa entender que energia e mineração são fundamentais para satisfazer suas próprias necessidades”, afirmou.

rn

O ENERMIN 2012 acontece até esta quarta-feira, 12/9, no Hotel Fiesta em Salvador. Durante o evento, dez países são responsáveis por 40 apresentações, divididas em nove sessões técnicas e seis plenárias.

rn

O Seminário é realizado pelo IBRAM em parceria com a Gecamin – Conferencias para La
Minería do Chile e a JKtech SMI Technology Transfer. Os patrocinadores são Vale S.A., Samarco Mineração, Sinferbase e CEMIG. O evento conta com apoio institucional de: Salvador Convention Bureau, Sociedade Nacional de Minería, Consejo Minero, Camese, Cesco, Sernageomin e ABIAPE – Ass. Brasileira dos Investidores em  Autoprodução de Energia.

rn

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO ENERMIN 2012
PROFISSIONAIS DO TEXTO
Contatos:

rn

Flávia Agnello – (61) 8166-7974 – flavia@ptexto.com.br
Marina Severino – (61) 9249-0934 – marina.severino@ptexto.com.br

rn

 

Fonte: IBRAM – Profissionais do Texto

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Juristas e empresários vão debater nova legislação do setor mineral

28 de outubro de 2019

A legislação da indústria da mineração, tanto a brasileira quanto a de outros países mineradores, será amplamente debatida durante a…

LEIA MAIS

Combate ao garimpo ilegal: IBRAM vai propor a órgãos de controle que exijam uso de plataforma da USP em todas as negociações com ouro

19 de maio de 2023

Plataforma consegue identificar fonte de procedência do ouro, permitindo diferenciar o ouro legal do ilegal. IBRAM assina convênio com USP…

LEIA MAIS

Prorrogadas inscrições de trabalhos técnicos para o XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

27 de maio de 2021

As inscrições de trabalhos técnicos para o XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos foram prorrogadas para o dia 7 de…

LEIA MAIS