NOTÍCIAS

Fusões e aquisições em Mineração têm forte recuperação no trimestre, aponta KPMG

14 de novembro de 2012

O setor de mineração no Brasil protagonizou no terceiro trimestre deste ano nove operações de fusões e aquisições, 200% a mais do que no mesmo período do ano passado, quando foram regi

O setor de mineração no Brasil protagonizou no terceiro trimestre deste ano nove operações de fusões e aquisições, 200% a mais do que no mesmo período do ano passado, quando foram registradas apenas três transações. No comparativo do acumulado do ano, a indústria também apresentou bons resultados: foram 19 transações nos nove meses de 2012, contra 17 em 2011, em período equivalente. Os números constam da Pesquisa de Fusões e Aquisições realizada trimestralmente pela KPMG com 43 setores da economia brasileira.

rn

Das nove operações deste trimestre, quatro são domésticas, uma do tipo CB1*, duas CB4* e duas CB5*. Já no ano todo, foram feitas quatro operações domésticas, oito do tipo CB1*, uma CB2*, quatro CB4* e duas CB5*.

rn

O setor vive um momento delicado em função da queda do preço do minério no mercado e da redução do apetite chinês pelo produto brasileiro. Acreditamos que o aumento do número de operações ocorreu por inúmeros fatores: as transações realizadas foram pulverizadas, algumas são de pequeno porte e outras estão relacionadas com a estratégia de grandes empresas, explica o sócio da KPMG Paulo Guilherme Coimbra. A pesquisa mostrou ainda que o mercado doméstico de mineração é o que ainda tem maior destaque, concluiu.

rn

A Pesquisa de Fusões e Aquisições da KPMG no Brasil é realizada trimestralmente e apura as operações de fusões e aquisições efetivamente concluídas e divulgadas envolvendo empresas no presente no país.

rn

A atual edição do estudo considera as operações de fusões e aquisições anunciadas e concluídas entre 1° de janeiro e 30 de setembro de 2012. O levantamento é realizado sistematicamente desde 1994.

rn

Transações Domésticas: entre empresas de capital brasileiro.: CB1: Empresa de capital majoritário estrangeiro adquirindo, de brasileiros, capital de empresa estabelecida no Brasil.

rn

CB2: Empresa de capital majoritário brasileiro adquirindo, de estrangeiros, capital de empresa estabelecida no exterior.

rn

CB3: Empresa de capital majoritário brasileiro adquirindo, de estrangeiros, capital de empresa estabelecida no Brasil.

rn

CB4: Empresa de capital majoritário estrangeiro adquirindo, de estrangeiros, capital de empresa estabelecida no Brasil.

rn

CB5: Empresa de capital majoritário estrangeiro adquirindo, de brasileiros, capital de empresa estabelecida no exterior.

rn

A KPMG é uma rede global de firmas independentes que prestam serviços profissionais de Audit, Tax e Advisory presente em 152 países, com 145.000 profissionais atuando em firmas-membro em todo o mundo. As firmas-membro da rede KPMG são independentes entre si e afiliadas à KPMG International Cooperative (KPMG International), uma entidade suíça. Cada firma-membro é uma entidade legal independente e separada e descreve-se como tal.

rn

No Brasil, a organização conta com aproximadamente 4 mil profissionais, distribuídos em 20 cidades de 11 Estados e Distrito Federal.

 

Fonte: Portal Fator Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Programe-se: IBRAM apresenta calendário de eventos 2023

6 de janeiro de 2023

Ao longo de cada ano, o IBRAM – Mineração do Brasil realiza diversos eventos voltados a compartilhar novidades, conhecimentos, novas práticas e…

LEIA MAIS

IBRAM e ApexBrasil traçam estratégicas para promover mineração brasileira no exterior e atrair investimentos

2 de abril de 2025

O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, recebeu na sede da agência, nesta…

LEIA MAIS

IBRAM debate inovação e relação da mineração com povos originários em congresso de geologia

6 de junho de 2025

O diretor de Sustentabilidade, Rinaldo Mancin, esteve em Foz do Iguaçu (PR), nesta 6ª feira (6/6) para representar o IBRAM…

LEIA MAIS