NOTÍCIAS

Georadar vai prestar serviços de batimetria para Vale

13 de abril de 2015

A Georadar disse no último dia 9 que assinou um novo contrato com a Vale para o fornecimento de serviços de levantamentos batimétricos no reservatório da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Nova Maurício, em L

A Georadar disse no último dia 9 que assinou um novo contrato com a Vale para o fornecimento de serviços de levantamentos batimétricos no reservatório da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Nova Maurício, em Leopoldina (MG). O prazo de execução do serviço é de 60 dias e a previsão é que os trabalhos comecem neste mês.

O projeto visa a obtenção de informações detalhadas a respeito da topografia submersa, identificando, com precisão, a espessura da coluna d’água e o respectivo volume. Para esse levantamento, será utilizado um perfilador acústico monofeixe de subfundo, um equipamento portátil que propícia mais versatilidade operacional ao levantamento batimétrico.

A ecobatimetria consiste na emissão de sinais acústicos, por meio de transdutores apontados verticalmente para a superfície de fundo. O objetivo principal é obter informações da topografia de fundo. Durante o levantamento de campo, os dados obtidos são preprocessados, de modo a verificar qualquer irregularidade durante a aquisição.

Depois, “utilizando-se os módulos de processamento, todos os dados espúrios são eliminados e as linhas de posicionamento e os dados digitais do ecobatímetro são verificados, analisados, editados e validados”, diz o comunicado da empresa.

No mês passada, a Georadar iniciou a realização de serviços de investigação geotécnica, instalação de instrumentos, ensaios de campo e laboratório para a Vale, em Minas Gerais. Os serviços fazem parte de um contrato assinado com a mineradora no final do ano passado.

“Oferecemos soluções diversificadas e integradas, o que nos possibilita a obtenção de novos contratos e o atendimento às demandas e necessidades dos nossos clientes. Com isso, agregamos valor aos negócios, aliado ao crescimento sustentável da nossa empresa”, disse Ricardo Savini, presidente da Georadar.

A Georadar é uma empresa brasileira, com sede no Rio de Janeiro, especializada na prestação de serviços onshore e offshore de levantamentos geofísicos, diagnósticos ambientais e geotécnicos para indústria petrolífera, mineral e de infraestrutura.

Clique aqui e acesse a matéria na íntegra. 

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM recebe diretoria da PLS para discutir o setor de minerais críticos

19 de março de 2025

Crédito: Divulgação O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) recebeu, na terça-feira, 18 de março, em sua sede em Brasília (DF),…

LEIA MAIS

10º CBMINA: inscreva seu trabalho técnico até 25 de janeiro

10 de dezembro de 2020

Evento reforça interação entre mineradoras e universidades em prol de futuro mais sustentável do setor As inscrições para a submissão…

LEIA MAIS

Vale promove jornada de Inteligência Artificial para atrair estudantes à carreira de cientista de dados

21 de outubro de 2020

A Vale vai promover uma Jornada de Introdução à Inteligência Artificial com o objetivo de divulgar a carreira de cientista…

LEIA MAIS