NOTÍCIAS

Geradores Cummins são instalados no CNPEM

6 de setembro de 2016

Referência em pesquisas de tecnologia de ponta, o CNPEM, em Campinas (SP), agora conta com dois grupos geradores da Cummins Power Generation para garantir a alta qualidade de fornecimento de energia

 
Referência em pesquisas de tecnologia de ponta, o Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), agora conta com dois grupos geradores da Cummins Power Generation para garantir a alta qualidade de fornecimento de energia exigida para funcionamento dos seus Laboratórios e, em especial, do acelerador de partículas, utilizado em pesquisas científicas e industriais, operado pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), um dos Laboratórios que faz parte do CNPEM.

O LNLS opera a Fonte de Luz Síncrotron, produzindo ondas eletromagnéticas a partir da energia cinética de feixe de elétrons com velocidade próxima a velocidade da luz. Pesquisadores que atuam em diversas áreas do mercado utilizam a Radiação Síncrotron para coletar informações relevantes sobre as propriedades estruturais e químicas dos materiais no nível molecular.

A Usina Elétrica de 5.000 kVA, com dois geradores modelo C2000D6 (2x 2500kVA), de fabricação Cummins, foi montada pela Distribuidora de Motores Cummins (CDMC),  em 2015, com o fornecimento de uma unidade completa, inclusive transformador e painéis de média tensão e a reinstalação nesse mesmo local de uma unidade geradora existente, de mesma característica técnica, adquirida anteriormente pelo CNPEM em 2001, para operar em paralelo entre si e em processo de rampa com a rede de energia da concessionária local.cumminsacel2

“A alimentação de energia elétrica do projeto venceu um grande desafio, uma vez que teve que ser efetuada com qualidade superior à estabelecida pela maior parte das normas técnicas – explica Eduardo Borges Aparício. Silva, gerente de Vendas de Grupo Gerador da CDMC -, pois pequenas variações na tensão e corrente, aceitas por quase todas as cargas tiveram que ser eliminadas ou mitigadas, para não afetar a fonte de luz síncrotron”.

O LNLS possui hoje 18 estações de pesquisa – chamadas linhas de luz – voltadas ao estudo de materiais orgânicos e inorgânicos, por meio de técnicas que empregam radiação eletromagnética desde o infravermelho até os raios X. O LNLS está neste momento construindo o Sirius, uma fonte de luz sincrotron de quarta geração, planejada para ser uma das mais avançadas do mundo.

 
In The Mine
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



ArcelorMittal Tubarão religa seu terceiro Alto-Forno

27 de outubro de 2020

A ArcelorMittal Tubarão religou na última segunda-feira (25), o seu terceiro Alto-Forno, cujas operações estavam paralisadas desde abril deste ano…

LEIA MAIS

BNamericas lança pesquisa sobre o panorama de investimentos na América Latina

27 de maio de 2021

Qual o futuro das principais indústrias da América Latina? Para responder a esta questão, a BNamericas lança pesquisa para identificar…

LEIA MAIS

IBRAM defende projetos de inovação apoiados pelo BNDES

27 de abril de 2023

Em nota divulgada nesta 5ª feira, 27/4, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) manifesta o seguinte: Não existe no mundo…

LEIA MAIS