NOTÍCIAS

Holcim conclui projeto de recuperação de minas de calcário em agosto

3 de julho de 2014

A Holcim Brasil informou que recuperou totalmente as áreas das minas de calcário Ipanema e Felicíssimo, em Iperó (SP). A empresa vai finalizar o projeto de recuperação das minas em agosto deste ano e aguarda

A Holcim Brasil informou que recuperou totalmente as áreas das minas de calcário Ipanema e Felicíssimo, em Iperó (SP). A empresa vai finalizar o projeto de recuperação das minas em agosto deste ano e aguarda a aprovação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama). Uma vez aprovadas, as áreas serão entregues ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

rn

O fechamento das minas e início do plano de recuperação das áreas, com base no plano aprovado pelo Ibama e ICMBio, teve início em 2001 e previa a recuperação de 51 hectares. Desde então, a Holcim investiu cerca de US$ 3 milhões para restabelecer o equilíbrio ambiental, físico e químico do local.

rn

A primeira fase consistiu na recuperação de duas pilhas de estéril. A segunda fase consiste na implantação do Plano de Fechamento das Minas, aprovado pelo IBAMA/ICMBio, com base no diagnóstico ambiental e zoneamento das áreas. Os monitoramentos dos trabalhos realizados estão previstos para serem concluídos em agosto de 2014.

rn

Foram plantadas 91 mil mudas, usando 60 espécies nativas da Mata Atlântica. Entre as ações realizadas, estão o desmonte de construções e remoção dos resíduos sólidos; a construção de um mirante para observação da fauna e flora e o reflorestamento das minas

rn

Segundo a Holcim, o trabalho de recuperação realizado pela companhia é considerado pelo Ibama como um modelo na recuperação de áreas de mineração desativadas. As minas de calcário ficam na Floresta Nacional de Ipanema, que é patrimônio histórico e administrada pelo Ibama.

rn

“Isso só reforça nossa atuação dentro do conceito de mineração responsável e sustentável, produzindo o menor impacto possível na natureza e permitindo que gerações futuras desfrutem dos recursos naturais, garantindo melhor qualidade de vida para a sociedade”, disse Luiz Claudio Nepomuceno, gerente de Mineração e Geologia da Holcim Brasil.

rn

Após a conclusão dos trabalhos e parecer técnico favorável do Ibama e ICMBio, estas áreas serão reintegradas à floresta, sob a administração do Ministério do Meio Ambiente.

rn

A Holcim Brasil faz parte do grupo suíço Holcim, que tem operações em cerca de 70 países. A empresa teve faturamento líquido de R$ 1,64 bilhão no ano passado e conta com 1,7 mil empregados. A Holcim tem capacidade de produção de 5,3 milhões de toneladas de cimento por ano.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Diversibram 2025: evento terá lançamento de dois protocolos do TSM – Rumo a uma Mineração Sustentável para diversidade e saúde emocional

20 de fevereiro de 2025

Os painéis da Diversibram vão tratar de temas relacionados às estratégias adotadas pelas mineradoras para criar uma cultura de diversidade…

LEIA MAIS

IBRAM lança manual de boas práticas para promover avanços em diversidade, equidade e inclusão na mineração

2 de abril de 2025

Publicação reúne cases de mineradoras associadas, destacando ações concretas de promoção da equidade de gênero, inclusão de PcDs e combate…

LEIA MAIS

IBRAM e associados participam de reunião da ANM para debater resolução que regulamenta processo sancionatório minerário

25 de janeiro de 2023

O Diretor de Relações Institucionais do IBRAM – Mineração do Brasil, Rinaldo Mancin, e a gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do…

LEIA MAIS