NOTÍCIAS

Ibama aprova construção de Porto na Bahia

19 de novembro de 2012

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) concedeu licença prévia para a construção do controverso Porto Sul, em Ilhéus, no sul da Bahia. Muito criticado por ambientalistas e moradores locais, o projeto contem

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) concedeu licença prévia para a construção do controverso Porto Sul, em Ilhéus, no sul da Bahia. Muito criticado por ambientalistas e moradores locais, o projeto contempla a construção de dois terminais – um público e outro privado, para escoar a produção da mineradora Bamin (Bahia Mineração)– e um porto em alto-mar, distante 3,5 km da costa do Estado.

rn

O complexo, orçado em R$ 3,5 bilhões, será a parada final da ferrovia Oeste-Leste, que partirá de Figueirópolis (TO). Em construção pelo governo federal por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a ferrovia servirá à exportação de produtos agrícolas e, principalmente, minério de ferro. Segundo informações do jornal Valor Econômico, o órgão ambiental impôs ao governo baiano e à Bamin o atendimento a 19 ações compensatórias, além da implantação de 34 programas ambientais, para liberar a licença prévia.

 

Fonte: Gazeta de Alagoas

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Para gerar mais negócios e se desenvolver, mineração precisa investir mais em diversidade, diz Raul Jungmann

27 de março de 2025

Crescimento da demanda global por minérios é grande oportunidade para o setor crescer. O presidente do IBRAM encerrou o evento…

LEIA MAIS

IBRAM e Consulado Britânico dialogam sobre tecnologias para a descarbonização do setor mineral

4 de junho de 2025

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) recebeu, nesta terça-feira (3), em Belo Horizonte (MG), representantes do Consulado Britânico em Minas…

LEIA MAIS

e-MINERAÇÃO realiza painel sobre descaracterização de barragens

2 de maio de 2022

Os desafios e expectativas para a descaracterização de barragens serão debatidos  no e-MINERAÇÃO DO BRASIL 2022, evento 100% online e gratuito. O painel…

LEIA MAIS