O Governo Australiano tem apoiado, por meio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID – United States Agency for International Development) a capacitação de profissionais de órgãos do
O Governo Australiano tem apoiado, por meio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID – United States Agency for International Development) a capacitação de profissionais de órgãos do governo de países da África. Dentro desse contexto, o Ministério de Recursos Minerais de Moçambique (MIREM) organizou um projeto de capacitação, que incluía uma série de visitas técnicas ao Brasil.
rn
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM –www.ibram.org.br) foi o responsável, a pedido do governo de Moçambique, pelo cronograma e acompanhamento técnico dessas visitas. Entre os motivos para que fossem realizadas no Brasil está, sem dúvida, a importância do País como player mundial da mineração e a facilidade com a compreensão da língua. Edmilson Costa, consultor em Geologia, Meio Ambiente e Mineração do IBRAM acompanhou a comitiva em universidades, órgãos de governo e empresas e ONGs ligadas à atividade mineral.
rn
A visita teve início em 3 de junho, na cidade de Belo Horizonte. O grupo conheceu a Escola de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e, na Cidade Administrativa, tiveram um encontro com o Secretário Paulo Sérgio Machado Ribeiro, da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais. No dia seguinte, foram à cidade de Santa Bárbara (MG), visitar a Anglo Gold Ashanti e Mariana (MG), visitar a Samarco. Já no dia 5 de junho, foram a Universidade Federal de Ouro Preto, para visita técnica. No dia seguinte, foram a Itabirito, visitar o Pico do Itabirito e a Belo Horizonte, visitar a Fundação Biodiversitas. A programação da semana terminou com visita a INHOTIM, em Brumadinho (MG).
rn
Na segunda-feira (10/06) a comitiva visitou Brasília e órgãos como Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Ministério de Minas e Energia (MME), IBRAM e o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). A comitiva finalizou sua visita ao Brasil em Juruti (PA) para reuniões com a ALCOA. “O IBRAM se sente gratificado por apoiar este tipo de integração com os povos da África, em especial com a comitiva de Moçambique. Com essas visitas, proporcionamos à comitiva um contato com a realidade de diversos setores que integram a composição do portfólio da mineração brasileira”, finalizou Edmilson Costa.
rn
rn
rn
Fonte: IBRAM – Profissionais do Texto
Com mais de 26 mil seguidores, o perfil @igeologico apresenta, de forma leve e didática, informações sobre o setor mineral…
LEIA MAISEstão abertas as inscrições para o I Seminário de Extensionismo Técnico Mineral. O evento, promovido pela Agência Nacional de Mineração (ANM),…
LEIA MAIS* Por Raul Jungmann – Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de…
LEIA MAIS