NOTÍCIAS

IBRAM anuncia posicionamento da mineração sobre mudanças climáticas

18 de outubro de 2021

No encerramento da EXPOSIBRAM 2021, na noite da última 5ª feira (7/10), o diretor do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Wilson Brumer, apresentou o “Posicionamento da Mineração sobre a Agenda de Mudança do Clima no Brasil”. O documento é uma contribuição ao governo federal, que se prepara para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-26), em Glasgow, Escócia, agora em novembro.

O posicionamento do setor mineral tem a adesão das mineradoras associadas. Elas representam mais de 85% da produção mineral brasileira. No documento setorial, a indústria mineral ressalta a importância de um mercado de carbono robusto, creditício e regulado, como forma de compensar emissões. O posicionamento está alinhado com a regulamentação do artigo 6 do Acordo de Paris, que aborda a instituição de um mercado de carbono global.

Clique para acessar a íntegra do Posicionamento.

Antes do anúncio público, o IBRAM já havia enviado o documento oficial aos ministérios de Minas e Energia, Meio Ambiente e Relações Exteriores. “Este posicionamento é uma contribuição setorial para o governo, que solicitou o documento com a visão da indústria da mineração, para servir de subsídio à COP-26”, disse Flávio Penido, diretor-presidente do IBRAM.

A indústria da mineração, lembrou Flávio Penido, também faz sua parte. Pretende investir nos próximos anos mais de US$ 6 bilhões para implantar projetos socioambientais, em especial, para reduzir emissões. E há diversas outras ações em fase de estruturação, com apoio da Consultoria Falconi. Essas iniciativas compõem a Agenda ESG da Mineração do Brasil, também apresentada pelo IBRAM no encerramento da EXPOSIBRAM.

 

 

 

 

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Abertas inscrições do Programa Aprendiz da AngloGold Ashanti em Nova Lima (MG)

8 de agosto de 2019

São 60 vagas, das quais 20 exclusivas para pessoas com deficiência (PCD). Os cursos disponíveis são de operador de mina…

LEIA MAIS

MINÉRIO DE FERRO: Preço tem leve alta no mercado futuro

1 de novembro de 2017

O contrato mais negociado no mercado futuro de minério de ferro, na China, com vencimento em janeiro de 2018, passou de 428 para 429,5 iuanes, ou US$ 65,09 a tonelada, de acordo com o câmbio.

LEIA MAIS

BH recebe treinamento gratuito sobre segurança em máquinas e equipamentos

12 de novembro de 2018

Multinacional alemã líder mundial em sistemas de segurança para máquinas industriais, a Schmersal realiza o treinamento gratuito Segurança em Máquinas…

LEIA MAIS