Crédito: Divulgação
O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, foi um dos palestrantes convidados pelo CEBRI – Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) para debater o tema “Cooperação entre a América Latina e Europa para a indústria de defesa em meio a transição climática e digital”, nesta 3ª feira (08/04), em Brasília.
Jungmann contextualizou o cenário global, marcado por polarizações entre países e blocos econômicos, como EUA X China e EUA X União Europeia, que travam disputas comerciais em meio a novas políticas tarifárias comerciais. Outro ponto abordado foi o crescente interesse dessas nações por assegurar suprimento constante de minerais críticos e estratégicos para várias finalidades, entre as quais, inovação tecnológica, transição energética – para enfrentar as mudanças climáticas – e tecnologia bélica.
Crédito: Divulgação
Este cenário posiciona o Brasil estrategicamente, já que apresenta potencial relevante de minérios, podendo se tornar liderança no segmento de minerais críticos e estratégicos, desde que o país adote políticas voltadas a estimular essa produção e combata gargalos para atrair mais investimentos em mineração ao país. Jungmann considera positiva iniciativas que promovam a cooperação entre países de diferentes continentes em prol da agenda de minerais críticos e estratégicos e disse que a mineração está aberta a dialogar com autoridades e empresários estrangeiros a respeito.
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) chega aos 45 anos com o propósito de desenvolver ações que visam uma mineração cada vez…
LEIA MAISO Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) iniciou o processo de seleção de propostas para minicursos que serão realizados durante a…
LEIA MAISA Agência Nacional de Mineração (ANM) realiza nesta quarta-feira, 20/4, às 15h, o ‘Workshop de Segurança de Barragens de Mineração:…
LEIA MAIS