Foco está na apresentação das oportunidades do país para o fornecimento de matérias-primas essenciais à transição energética global.
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) desembarcou em Bruxelas, na Bélgica, para participar da Raw Materials Week 2025, um dos principais eventos europeus dedicado a minerais críticos. A iniciativa, que acontece entre 17 e 21 de novembro, tem o objetivo central de atrair investimentos internacionais para a cadeia de minerais estratégicos e terras raras no Brasil, visando a agregação de valor à indústria nacional.
A Raw Materials Week é um evento anual da Comissão Europeia. Reúne instituições europeias, governos, indústria, academia e sociedade civil para debater política e inovação em matérias-primas e sua importância estratégica para a economia europeia. Os europeus estão interessados em ampliar parcerias internacionais em matérias-primas, aproximando Europa e países fornecedores, inclusive da América Latina, como mostram participações de delegações estrangeiras e análises de organizações da região.

Comitiva brasileira – crédito: divulgação
O diretor de Assuntos Minerários do IBRAM, Julio Nery, integra a comitiva brasileira organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, ApexBrasil, com o apoio do IBRAM. A missão atua na promoção do potencial de crescimento e da sustentabilidade do setor minerário brasileiro junto a autoridades, empresas e investidores europeus. O foco está na apresentação das oportunidades do país para o fornecimento de matérias-primas essenciais à transição energética global.
Para Julio Nery, esta é uma excelente oportunidade de o Brasil divulgar o potencial da mineração brasileira e reafirmar que o país está comprometido com o futuro verde e com a segurança das cadeias globais de suprimentos. “A participação na Raw Materials Week 2025, organizada pela Comunidade Europeia, é estratégica. Tivemos reuniões importantes na Embaixada Brasileira em Bruxelas e com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Nosso objetivo é buscar a atração de investimentos que permitam o avanço na cadeia de produção de minerais críticos e estratégicos do Brasil”, afirma o diretor.
Especialistas debatem sobre direito minerário. Crédito: Divulgação O marco regulatório do direito minerário, os avanços da Agência Nacional de Mineração…
LEIA MAISFomentar o desenvolvimento do setor mineral e promover investimentos em quatro estados. Com este objetivo o Ministério de Minas e…
LEIA MAISMaior empresa do setor no mundo lança espaço de seis andares na cidade Terceiro maior mercado de coworkings do Brasil…
LEIA MAIS