O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado pelo vice-presidente, Fernando Azevedo e Silva, se reuniu com a senadora Tereza Cristina (PP) para debater o Projeto de Lei (PL) 2159/2021, que trata da Lei Geral do Licenciamento Ambiental. Ela é a relatora do projeto. Também participaram da reunião a coordenadora de Relações Institucionais do IBRAM, Elena Renovato, a consultora de Relações Institucionais do IBRAM, Renata Santana, e Davi Bontempo, Gerente-executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Segundo vice-presidente do IBRAM, a mineração brasileira não pode ficar de fora do marco que visa modernizar um dos principais gargalos setoriais para a atração de investimentos e a segurança jurídica. “Este encontro teve o objetivo de buscar o apoio da senadora para reintroduzir a mineração ao texto, oriundo da Câmara dos Deputados”, afirmou Fernando Azevedo e Silva.

Reunião entre representantes do IBRAM e a Senadora Tereza Cristina – crédito: divulgação
Ele também destacou, durante a reunião, que a mineração do Brasil almeja, tanto quanto os demais setores da economia, um regramento que traga clareza, exequibilidade, e que haja no texto tratamentos igualitários entre setores que necessitam do licenciamento ambiental para as suas operações.
A senadora Tereza Cristina sinalizou apoio ao pleito setorial e se colocou à disposição para realizar debates mais aprofundados sobre o tema, a fim de que seja possível avançar com o texto, no Senado, de forma equilibrada e consensual entre os setores, incluindo a mineração.
A minuta do ‘Guia de Boas Práticas de Gestão de Barragens e Estruturas de Disposição de Rejeitos’, que está em fase…
LEIA MAISCom o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável dos municípios e estados onde atua no Brasil, a mineradora Anglo American está realizando…
LEIA MAISO complexo atingiu recorde trimestral de 45 Mt no terceiro trimestre, ao produzir 8,5% a mais do que no segundo trimestre.
LEIA MAIS