NOTÍCIAS

IBRAM debate inovação e relação da mineração com povos originários em congresso de geologia

6 de junho de 2025

O diretor de Sustentabilidade, Rinaldo Mancin, esteve em Foz do Iguaçu (PR), nesta 6ª feira (6/6) para representar o IBRAM em dois painéis da I Conferência de Geologia e Mineração do Mercosul, integrante da programação do GeoMinE Foz 2025. Ele foi palestrante sobre os temas inovação, futuro da mineração no Mercosul e governança e relacionamento do setor mineral com povos originários.

Segundo ele, “foi uma excelente oportunidade para que o setor mineral se manifestasse sobre temas que fazem parte do dia a dia da gestão e do planejamento das mineradoras no Brasil e nos demais países do Mercosul”. Mancin também destacou que as mineradoras que operam em áreas próximas a terras indígenas já desenvolvem seus projetos há décadas, com estruturas de governança específicas para o relacionamento com os povos originários. Além disso, abordou a importância dos minerais para a inovação e o avanço de novas tecnologias.

Ele destacou o papel essencial dos minérios para a transição energética e disse que o Brasil tem a oportunidade de expandir a produção mineral e se candidatar a líder no suprimento desses minerais. O GeoMinE Foz 2025 reune até esta 6ª feira a comunidade científica, acadêmica e técnica para um debate amplo e diverso sobre temas essenciais ao desenvolvimento sustentável, organizados em 5 pilares: o XIII Simpósio Sul-Brasileiro de Geologia (XIII SSBG), o IX Simpósio de Vulcanismo e Ambientes Associados (IX SVAA), a I Conferência de Geologia e Mineração do Mercosul, o II Workshop de Armazenamento de CO₂ por Mineralização em Basaltos e a ExpoGeoMinE.

Povos Originários e a Mineração: Governança Social e Ambiental, a experiência internacional e os desafios para o Brasil e os demais países do Mercosul

Inovação, Tecnologia e o Futuro da Mineração no Mercosul

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Bioeconomia como estratégia de desenvolvimento da Amazônia é tema do PodMinerar desta 3ª feira

31 de janeiro de 2023

A biodiversidade aliada à tecnologia e à inovação é a base principal para a bioeconomia. O Brasil tem grande potencial para desenvolver…

LEIA MAIS

Especialistas debatem sobre o TSM durante a Arminera

22 de maio de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, participou do painel “Programa para uma mineração sustentável (HMS-TSM): aplicação…

LEIA MAIS

GT Diversidade e Inclusão Define Ações para 2025

27 de março de 2025

Promover ambientes que valorizem a diversidade e incentivem a inclusão, permitindo que os profissionais desenvolvam seu pleno potencial e que…

LEIA MAIS