NOTÍCIAS

IBRAM discute novas experiências em jornadas de trabalho na mineração

21 de fevereiro de 2025

Compreender as realidades e necessidades das empresas associadas ao Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), identificar modelos de jornadas de trabalho que promovam o equilíbrio entre segurança, eficiência operacional e o bem-estar dos colaboradores, além de construir um posicionamento claro e alinhado com o setor mineral. Estas foram as principais temáticas do evento “Novas Experiências em Jornadas de Trabalho na Mineração do Brasil”, realizado no escritório do IBRAM, em Belo Horizonte, nesta quinta-feira, 20, com transmissão on-line.

Gestores de Recursos Humanos, diretores e profissionais do setor mineral se reuniram para discutir as melhores práticas para equilibrar a jornada de trabalho e o bem-estar dos funcionários da indústria mineral. Para Fernando Azevedo, vice-presidente do IBRAM, a organização das jornadas de trabalho, que busca equilibrar produtividade e qualidade de vida, é um tema central nas estratégias das empresas. “No setor de mineração, essa reflexão é ainda mais relevante. Operamos em ambientes desafiadores, com particularidades que exigem soluções inovadoras e responsáveis”, destacou Azevedo.

Segundo o vice-presidente de Recursos Humanos Latam da Anglogold Ashanti, Felipe Fagundes, um dos palestrantes do evento, as novas jornadas de trabalho equilibram alta performance, competitividade e qualidade de vida aos empregados. Compartilhou depoimento de trabalhadores durante sua exposição e falou sobre “o diálogo aberto entre empresas, entidades sindicais, governo e sociedade para pensar as possibilidades diversas de jornadas de trabalho é muito enriquecedor, e certamente proporciona a criação de cenários positivos tanto para os empregados quanto para as empresas”, comenta Fagundes.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM participa da reunião presencial do Conselho curador da Jornada COP+ para alinhar estratégias

5 de junho de 2025

Formado por empresários, profissionais de carreira da indústria, acadêmicos, pesquisadores, agentes públicos e organizações do terceiro setor, o conselho curador…

LEIA MAIS

CBMINA: submissão de trabalhos pode ser feita até esta sexta-feira

10 de abril de 2018

Para reforçar a importância de mão de obra qualificada e garantir o crescimento responsável da atividade minerária no País, o…

LEIA MAIS

Participe da consulta pública do Plano Nacional de Mineração (PNM) 2050

6 de janeiro de 2023

Ministério de Minas e Energia (MME) colocou em consulta pública do Plano Nacional de Mineração 2050 (PNM 2050). O documento irá inaugurar…

LEIA MAIS