NOTÍCIAS

IBRAM divulga requisitos de cinco últimos riscos da campanha “Riscos Críticos da Mineração – Cuidados para a Preservação da Vida”

4 de fevereiro de 2025

A etapa inicial da Campanha foi apresentada em abril de 2023. A iniciativa de segurança abrange 13 riscos críticos e é fruto de dois anos de coleta de dados, planejamento e orientações.

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) apresenta a última etapa da campanha “Riscos Críticos da Mineração – Cuidados para a Preservação da Vida”, que define os 13 principais riscos críticos de segurança do trabalho do setor.  A nova fase da campanha inclui os seguintes riscos: condução de veículos rodoviários, trabalho com explosivos, prevenção e combate a incêndios, sistemas pressurizados e trabalho próximo à água.

A campanha, lançada em abril de 2023, já havia divulgado requisitos para quatro riscos críticos e, em dezembro do mesmo ano, abordou outros quatro. Com a publicação dos últimos cinco riscos, o IBRAM conclui a apresentação dos 13 riscos críticos que representam as maiores ameaças à segurança no ambiente de trabalho.

“Essa campanha é fruto de um esforço conjunto entre as empresas do Grupo de Trabalho Riscos Críticos, composto por especialistas de empresas associadas, e a equipe técnica do IBRAM. Nosso objetivo é orientar o setor sobre os cuidados essenciais para a preservação da vida e o bem-estar dos trabalhadores. A divulgação dos 13 riscos críticos visa fomentar a orientação contínua. No entanto, é fundamental que todas as empresas do setor mineral compartilhem o mesmo compromisso com a segurança e cuidados com as pessoas e redução dos riscos críticos”, destaca Patrícia Moreira, coordenadora de Processos em Segurança na Mineração do IBRAM.

O material está disponível do site do IBRAM. Clique aqui e acesse.

Sobre a Campanha 

A segurança ocupacional é uma prioridade constante para o setor mineral, que investe em novas tecnologias para garantir a integridade dos trabalhadores. Com o apoio de suas associadas, o IBRAM desenvolveu um trabalho orientativo para ajudar as empresas a prevenir acidentes graves, mortes e doenças incapacitantes, além de adotar medidas atenuantes mínimas.

O processo de coleta de dados, planejamento e orientação durou dois anos. O resultado foi a criação da campanha “Riscos Críticos da Mineração – Cuidados para a Preservação da Vida”, voltada a todos os empregados do setor e aos profissionais responsáveis pela saúde e segurança ocupacional.

Os 13 riscos críticos de segurança ocupacional definidos são: bloqueio e isolamento de energia; trabalho em espaço confinado; condução de veículos rodoviários; manuseio de produtos químicos e radiação; trabalho em altura; operação de equipamentos móveis; içamento de cargas; trabalho com eletricidade; trabalho próximo à água; trabalho com explosivos; prevenção e combate a incêndio; proteção de máquinas; e sistemas pressurizados.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



PDAC 2022 é remarcado para junho

26 de janeiro de 2022

Devido a restrições de saúde pública em Ontário, Canadá, a organização da conferência Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC…

LEIA MAIS

Mineração apresenta avanços e avalia como superar desafios para promover diversidade, equidade e inclusão

27 de março de 2025

Representantes do setor discutem boas práticas, desafios e oportunidades na construção de um ambiente mais plural na 4ª edição da…

LEIA MAIS

JMC Yamana Gold investe na contratação de mulheres

20 de dezembro de 2021

Programa Diversidade Feminina vem desenvolvendo e integrando cada vez mais a presença da mulher na empresa Mineração também é lugar…

LEIA MAIS