NOTÍCIAS

IBRAM e ABSM promovem workshop sobre gestão de riscos de barragens na mineração

8 de abril de 2025

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), em parceria com a Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABSM) e apoio da Agência Nacional de Mineração (ANM), realizou, na última sexta-feira (4), em Belo Horizonte (MG), o workshop sobre o Plano de Gestão de Riscos de Barragens de Mineração (PGRBM) e o Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM).

Esta foi mais uma de muitas iniciativas do setor mineral para avaliar e debater estratégias visando aprimorar a segurança das operações. O evento reuniu especialistas e profissionais do setor mineral para discutir os dois planos que orientam as práticas de gestão de riscos das barragens de mineração. Pela manhã, o destaque foi a palestra do keynote speaker Dirk van Zyl, professor emérito da University of British Columbia (Canadá) e consultor internacional pela DvZ Tailings 360. Durante sua apresentação, Dirk abordou aspectos conceituais sobre riscos, o processo de elaboração das matrizes de consequências e probabilidades, além de enfatizar a importância da avaliação contínua para o gerenciamento da segurança das estruturas de disposição de rejeitos na mineração.

À tarde, o evento foi marcado por debates focados nos Planos de Ação de Emergência de Barragens de Mineração. Entre os tópicos discutidos, esteve a conciliação entre a legislação federal (Lei 14.066/20) e a legislação estadual de Minas Gerais (Lei 23.291/19). O diretor da ANM, Luiz Paniago, e o diretor da Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM), Roberto Gomes, analisaram as oportunidades de melhoria nesses processos. A mesa-redonda “Os caminhos para a conciliação entre a PNSB e a PESB MG” foi moderada por Julio Nery, diretor de Assuntos Minerários do IBRAM.

Segundo Roberto Gomes, os próximos passos na melhoria dos processos e da legislação estadual deverão focar mais na prevenção e no preparo, visando reduzir a complexidade das ações amplas, resultantes da construção do arcabouço legal em um contexto de recuperação. Por sua vez, Luiz Paniago ressaltou que as grandes divergências entre as legislações acabam prejudicando a sociedade, as empresas e as instituições governamentais.

No painel “Sistemas de alerta em massa e alternativas de comunicação”, o chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Rafael Machado, apresentou o projeto “Defesa Civil Alerta”, atualmente em implantação no Brasil. A gerente de Assuntos Minerários do IBRAM, Aline Nunes, mediou um debate sobre opções de sistemas de alerta e alarme, com a participação de Rafael Machado e Diogo Carneiro, da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG). Durante o painel, foram discutidas as vantagens e limitações de cada sistema, com destaque para o aplicativo PROX.

Tailings Brazil 2025 

Nos dias 1 e 2 de julho,  o IBRAM realiza em Belo Horizonte (MG) o Tailings Brazil 2025, seminário que visa compartilhar avanços técnicos na gestão de estruturas de disposição de rejeitos, discutir os grandes desafios do arcabouço regulatório ainda enfrentados no Brasil e promover reflexões sobre as ações de prevenção, preparo e resposta a emergências. Clique aqui para mais informações.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



ANM realiza workshop de Segurança de Barragens de Mineração

20 de abril de 2022

A Agência Nacional de Mineração (ANM) realiza nesta quarta-feira, 20/4, às 15h, o ‘Workshop de Segurança de Barragens de Mineração:…

LEIA MAIS

Dirigentes do IBRAM debatem futuro do setor no seminário Mineração &/X Comunidades

6 de outubro de 2020

Flávio Penido, diretor-presidente do IBRAM, Wilson Brumer, Presidente do Conselho do IBRAM, e Rinaldo Mancin, diretor de Relações Institucionais do…

LEIA MAIS

Prêmio Municípios Mineradores 2022 revela cases de sucesso em gestão municipal

13 de junho de 2022

Contar com atividade minerária sustentável no território é um excelente estímulo para a condução de projetos públicos que melhoram a…

LEIA MAIS