NOTÍCIAS

IBRAM e Consulado Britânico dialogam sobre tecnologias para a descarbonização do setor mineral

4 de junho de 2025

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) recebeu, nesta terça-feira (3), em Belo Horizonte (MG), representantes do Consulado Britânico em Minas Gerais e o  Conselheiro de Clima do Reino Unido no Brasil, Graham Knight, para a apresentação do projeto Zero Carbon Mining e das iniciativas do IBRAM para a agenda climática em 2025.

O Zero Carbon Mining tem como objetivo construir um roadmap de rotas tecnológicas para a descarbonização do setor mineral, além de identificar mecanismos de financiamento e possíveis parcerias entre as empresas mineradoras envolvidas no projeto. “O setor mineral tem um papel estratégico na transição energética e na descarbonização da economia global. O objetivo deste projeto é construir um plano setorial de inovação, descarbonização e combate às mudanças climáticas, mapeando os desafios e oportunidades para um futuro com menor emissão de carbono no setor. O apoio do Reino Unido será fundamental nesse processo”, destacou Leandro Rossi, diretor executivo do Mining Hub.

Um plano setorial de inovação e descarbonização para construir uma base de fatos consistente sobre o que seria necessário para descarbonizar agressivamente a fim de atingir a meta de mudança climática limitada a 1,5 °C e entender os custos e investimentos relacionados, não apenas para intervenções de descarbonização, mas também para desencadear as inovações necessárias e as condições de habilitação do mercado.

O encontro também foi uma oportunidade para aprofundar o diálogo sobre os avanços do projeto e discutir futuras oportunidades de cooperação com o Reino Unido. Durante a reunião, foram debatidas estratégias para fortalecer a pauta climática no setor mineral, com foco especial na preparação para a COP 30, que será realizada em Belém (PA), em novembro de 2025. “A COP 30 é uma oportunidade para a mineração brasileira fortalecer ainda mais o seu potencial de se consolidar como um grande player global na produção de minerais críticos e estratégicos, essenciais para a descarbonização e a transição energética”, avaliou Paulo Henrique Soares, diretor de Comunicação e Projetos do IBRAM.

Também participaram do encontro a diretora de Relações Governamentais e Comércio do Consulado Britânico em Minas Gerais, Laura Queiroz, e o gerente de Desenvolvimento de Negócios e Comércio para Mineração, Maurício Guimarães. Eles foram recepcionados pelo diretor de Comunicação e Projetos do IBRAM, Paulo Henrique Soares; pela coordenadora de Sustentabilidade e Assuntos Associativos do Instituto, Luisa Rates; pelo diretor executivo do Mining Hub, Leandro Rossi; e pela coordenadora Elis Santana.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Belo Horizonte é o terceiro mercado de coworking no Brasil

27 de novembro de 2018

Maior empresa do setor no mundo lança espaço de seis andares na cidade Terceiro maior mercado de coworkings do Brasil…

LEIA MAIS

Os financiamentos à mineração brasileira em debate no e-Mineração

14 de junho de 2021

Um dos segmentos mais estratégicos da nossa economia, o setor mineral, faturou, apenas no 1º trimestre de 2021, cerca de…

LEIA MAIS

Mineradoras passam a integrar programa de segurança pública em municípios

5 de janeiro de 2024

IBRAM e Ministério da Justiça e Segurança Pública firmam acordo de cooperação técnica em Brasília. Mineradoras vão fornecer informações para…

LEIA MAIS