O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM – www.ibram.org.br) promoverá, a partir de 30 de agosto, a exposição “As Riquezas Minerais do Pará”. A mostra, que terá dura&
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM – www.ibram.org.br) promoverá, a partir de 30 de agosto, a exposição “As Riquezas Minerais do Pará”. A mostra, que terá duração de um ano, é realizada em parceria com o Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral – www.simineral.org.br) e será realizada na sede da Casa da Mineração, na cidade de Belém (PA). A visitação é aberta ao público diariamente das 8h às 18h, mediante agendamento prévio.
rn
Com fotografias e amostras de minérios, a diversidade mineral do Estado do Pará será retratada na exposição, que destacará os principais projetos em operação e em fase de implantação das empresas associadas ao IBRAM e ao Simineral. A mostra também terá painéis que retratam o uso e as aplicações dos minérios no cotidiano das pessoas.
rn
Um espaço será dedicado ao projeto S11D, da Vale S.A., considerado o grande referencial em tecnologia e inovação no setor mineral. Localizado na serra sul de Carajás, o projeto tem investimento previsto de US$ 8,089 bilhões para o desenvolvimento de mina e usina de processamento e capacidade nominal de 90 milhões de toneladas métricas anuais de minério de ferro. O início das operações está previsto para o segundo semestre de 2016.
rn
De acordo com o Gerente Executivo do IBRAM Amazônia, Ronaldo Lima, a exposição tem como principal objetivo informar a sociedade sobre a importância dos recursos minerais para a qualidade de vida, além de evidenciar a evolução tecnológica nos processos de extração mineral adotados pelos novos projetos implantados no Estado do Pará. “Os visitantes terão acesso a materiais que demonstram a capacidade desenvolvida pela indústria mineral de explorar os recursos naturais com responsabilidade social e respeito ao meio ambiente em consonância com a política internacional de desenvolvimento sustentável”, afirma.
rn
Segundo o Presidente do Simineral, José Fernando Gomes Júnior, além de expor a mineração de forma didática para a população, o intuito da exposição é evidenciar sua importância e demonstrar que ela está indissociável da nossa realidade. “Da moeda ao eletrodoméstico, tudo é feito a partir do minério, seja ferro, cobre, aço ou alumínio. A exposição é mais uma forma de interagir com a sociedade, mostrando todo o potencial que nosso estado possui”, explica.
rn
Serviço
rn
Exposição: “As Riquezas Minerais do Pará”
rn
Abertura: 30/08/2013 às 17 horas.
rn
Local: Casa da Mineração – Travessa Rui Barbosa, 1536 – B. Nazaré – Belém (PA).
rn
Visitação: Das 8h às 18h de segunda a sexta-feira, mediante agendamento prévio pelo telefone (91) 3230-4066.
rn
rn
Fonte: IBRAM – Profissionais do Texto
O uso dos remineralizadores é uma alternativa eficiente para fazer com que a adubação e os nutrientes presentes em determinada…
LEIA MAISEstudo produzido pela EY, em conjunto com o IBRAM, traz os principais desafios que o setor deve superar para manter…
LEIA MAISAo longo dessas últimas quatro décadas e meia, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) expandiu suas ações focando-as em mais responsabilidade com…
LEIA MAIS