NOTÍCIAS

IBRAM participa da audiência pública sobre Terras Raras no Senado Federal

10 de junho de 2013

O Diretor de Assuntos Minerários do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM – www.ibram.org.br), Marcelo Ribeiro Tunes, participou, na manhã desta quinta-feira (6), da Audiência Pública promovida p

O Diretor de Assuntos Minerários do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM – www.ibram.org.br), Marcelo Ribeiro Tunes, participou, na manhã desta quinta-feira (6), da Audiência Pública promovida pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) e a Subcomissão das Terras Raras do Senado Federal. O objetivo era reunir grandes personalidades ligadas ao setor para debater sobre o desenvolvimento de uma cadeia produtiva na área da mineração e as ações para a exploração de minerais estratégicos para o País. 

Tunes traçou um panorama de como o Brasil está em relação aos demais países que atuam na mineração e o que o setor representa para a economia brasileira. Segundo Tunes, o Ferro é o principal minério produzido no Brasil, seguido pelo Ouro e o Cobre. “Já atingimos a marca de 20% da produção mineral de ferro mundial, mas esse número diminuiu substancialmente nos últimos anos. O Brasil caiu da 2ª posição entre 1995 e 2005 para a 3ª no ranking mundial de produção, a partir de 2010”, disse. 

Tunes também falou sobre a produção brasileira de Nióbio, Bauxita, Potássio, Fosfato, Manganês, Grafita, Carvão e Lítio, minerais também de grande importância para a economia. Para o dirigente do IBRAM, o saldo comercial da indústria de mineração é um grande fator que contribui para balança comercial brasileira. “Historicamente, esse saldo tem sido positivo. O que aconteceu nos últimos anos é que o saldo comercial mineral cresceu e se tornou ainda mais importante para a economia brasileira”, afirmou. 

O diretor do IBRAM ainda comentou sobre os Metais de Terras Raras, “um grupo único de elementos químicos que apresentam propriedades eletrônicas, óticas, magnéticas e catalíticas especiais”. Segundo ele, o Brasil foi um dos primeiros produtores de Terras Raras e, hoje, tem um grande potencial geológico para extrair e produzir esse tipo de metal: “O Brasil tem o potencial, porém, nos falta dominar essa cadeia como um todo”. Ele  lembrou que os Metais de Terras Raras são fundamentais para o funcionamento de muitos equipamentos tecnológicos que estão em evidência. 

Estiveram presentes na audiência o Senador Valdir Raupp (PMDB-RO), que abriu a mesa de discussões, o Senador Aníbal Diniz (PT- AC), que encerrou a audiência e o senador Luiz Henrique (PMDB-SC), autor do requerimento para a realização do debate. Além deles, também discursaram Francisco Valdir Silveira, Chefe do Departamento de Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), que apresentou um mapeamento geológico do Brasil e também defendeu a produção de Terras Raras, Paulo César Lima, Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados, Adriano Drumond, Advogado da Pinheiro Neto Advogados e  José Farias de Oliveira, Professor do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe).

rn

 

rn

rn

Audiência Pública promovida pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) e a Subcomissão das Terras Raras do Senado Federal.

rn

 

rn

 

 

Fonte: IBRAM – Profissionais do Texto

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM participa da reunião do Associations Working Group Meeting

16 de outubro de 2023

O diretor de Relações Institucionais do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Rinaldo Mancin, representou o Instituto, nesta quinta-feira, 12, em…

LEIA MAIS

AngloGold Ashanti realiza simulado de emergência de barragem na comunidade de Barra Feliz

19 de novembro de 2018

Terceiro evento em Santa Bárbara mobiliza moradores. Mais de 240 se envolveram na ação, 60% do público-alvo. Próximo treinamento ocorrerá…

LEIA MAIS

Webinar debaterá diretrizes estratégicas para territórios sustentáveis de mineração

22 de julho de 2022

A regulamentação e as diretrizes estratégicas que podem ser implementadas para melhorar os quadros de governança territorial e a cadeira…

LEIA MAIS