NOTÍCIAS

IBRAM participa de debate sobre cadeia do ouro do Brasil, realizado na Suíça

5 de outubro de 2023

Diretor-presidente, Raul Jungmann, representou o Instituto de forma virtual.

A ilegalidade na cadeia do ouro causa uma série de impactos negativos, principalmente na região amazônica, como o desmatamento, poluição do ambiente, aumento da violência, entre outros.  Especialistas e representantes das principais partes interessadas da cadeia do ouro se reuniram nesta quinta-feira, 5/10, em Genebra, Suíça, no evento “Cleaning up the Brazilian Gold Value Chain“, organizado pela Nature Finance, para debater sobre o tema.

IBRAM participa de debate sobre cadeia do ouro do Brasil, realizado na Suíça

Especialistas reunidos na Suíça para debater a cadeia do ouro. Crédito: Divulgação.

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, apresentou as principais ações do Instituto no combate ao garimpo ilegal e à comercialização de ouro oriundo desta fonte no Brasil. Dentre elas, estão: o trabalho de articulação junto ao Banco Central, à Receita Federal e à Comissão de Valores Mobiliários para maior fiscalização junto às distribuidoras de títulos de valores mobiliários que negociam ouro e o uso, pelos órgãos de fiscalização e controle, da Plataforma de Compra Responsável de Ouro (PCRO), desenvolvida pela Universidade de São Paulo (USP). “Ainda no governo anterior, assumimos uma série de atitudes contra as atividades ilegais, que nos colocaram na co-liderança com a sociedade civil na luta pela preservação da floresta viva”, ressaltou.

A Suíça é um importante centro comercial de ouro e o segundo destino mais importante do metal brasileiro, depois do Canadá. O país também desempenha um papel de liderança global no refino de ouro, sendo que as suas instituições financeiras compram, vendem e armazenam grandes volumes de ouro, incluindo o metal brasileiro. “Em torno de 70% das exportações brasileiras para a Suíça são de ouro. Por isso, a nossa busca pela parceria com o país e com o seu setor privado. Sabemos todos da seriedade da preocupação dos suíços com essa questão”, disse o presidente do IBRAM.

Veja abaixo e veja o vídeo completo da participação de Raul Jungmann no evento.

Leia mais

IBRAM se reúne com presidente do BACEN e apresenta acordo com projeto da USP em parceria com WWF e Instituto Igarapé para ações de combate ao garimpo ilegal

IBRAM apoia PL do governo que combate e fiscaliza comércio e transporte do ouro ilegal

Mecanismo de ajuste de carbono nas fronteiras da União Europeia vai impactar indústria brasileira 

Combate ao garimpo ilegal é essencial para a mineração sustentável

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Pauta de diversidade, equidade e inclusão é ‘business case’ para as mineradoras, diz Ana Sanches

26 de março de 2025

A presidente do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e CEO da Anglo American Brasil, Ana Sanches, defendeu,…

LEIA MAIS

Samarco: os três anos do rompimento de Fundão

5 de novembro de 2018

O rompimento da barragem de Fundão completa 3 anos. Uma realidade que faz parte da jornada da Samarco. O dia…

LEIA MAIS

Serabi aumenta reservas de ouro em 31%

12 de dezembro de 2017

A Serabi Gold disse ontem (11) que a nova estimativa de reservas minerais provadas e prováveis para as minas de…

LEIA MAIS