NOTÍCIAS

IBRAM participa de debate sobre cadeia do ouro do Brasil, realizado na Suíça

5 de outubro de 2023

Diretor-presidente, Raul Jungmann, representou o Instituto de forma virtual.

A ilegalidade na cadeia do ouro causa uma série de impactos negativos, principalmente na região amazônica, como o desmatamento, poluição do ambiente, aumento da violência, entre outros.  Especialistas e representantes das principais partes interessadas da cadeia do ouro se reuniram nesta quinta-feira, 5/10, em Genebra, Suíça, no evento “Cleaning up the Brazilian Gold Value Chain“, organizado pela Nature Finance, para debater sobre o tema.

IBRAM participa de debate sobre cadeia do ouro do Brasil, realizado na Suíça

Especialistas reunidos na Suíça para debater a cadeia do ouro. Crédito: Divulgação.

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, apresentou as principais ações do Instituto no combate ao garimpo ilegal e à comercialização de ouro oriundo desta fonte no Brasil. Dentre elas, estão: o trabalho de articulação junto ao Banco Central, à Receita Federal e à Comissão de Valores Mobiliários para maior fiscalização junto às distribuidoras de títulos de valores mobiliários que negociam ouro e o uso, pelos órgãos de fiscalização e controle, da Plataforma de Compra Responsável de Ouro (PCRO), desenvolvida pela Universidade de São Paulo (USP). “Ainda no governo anterior, assumimos uma série de atitudes contra as atividades ilegais, que nos colocaram na co-liderança com a sociedade civil na luta pela preservação da floresta viva”, ressaltou.

A Suíça é um importante centro comercial de ouro e o segundo destino mais importante do metal brasileiro, depois do Canadá. O país também desempenha um papel de liderança global no refino de ouro, sendo que as suas instituições financeiras compram, vendem e armazenam grandes volumes de ouro, incluindo o metal brasileiro. “Em torno de 70% das exportações brasileiras para a Suíça são de ouro. Por isso, a nossa busca pela parceria com o país e com o seu setor privado. Sabemos todos da seriedade da preocupação dos suíços com essa questão”, disse o presidente do IBRAM.

Veja abaixo e veja o vídeo completo da participação de Raul Jungmann no evento.

Leia mais

IBRAM se reúne com presidente do BACEN e apresenta acordo com projeto da USP em parceria com WWF e Instituto Igarapé para ações de combate ao garimpo ilegal

IBRAM apoia PL do governo que combate e fiscaliza comércio e transporte do ouro ilegal

Mecanismo de ajuste de carbono nas fronteiras da União Europeia vai impactar indústria brasileira 

Combate ao garimpo ilegal é essencial para a mineração sustentável

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Cazaquistão recebe este ano o World Mining Congress

16 de abril de 2018

Com uma gama diversificada de commodities minerais, o Cazaquistão é o maior produtor mundial de urânio, o segundo maior de cromita e…

LEIA MAIS

Royalty: mineradoras recolhem mais CFEM em 2018

5 de abril de 2018

A arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), considerada o royalty da mineração, totalizou R$ 211 milhões no mês…

LEIA MAIS

IBRAM realiza pesquisa sobre certificação de ouro de empresas atuantes no Brasil

6 de janeiro de 2023

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) realiza em janeiro pesquisa com as empresas produtoras de ouro que atuam no Brasil para estruturar…

LEIA MAIS