O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado pela coordenadora de Assuntos Minerários, Aline Nunes, esteve presente ao XXIX Encontro Nacional de Minérios e Metalurgia Extrativa, realizado entre os dias 26 e 28 de setembro em Armação dos Búzios, Rio de Janeiro.
O evento, que reuniu pesquisadores, professores, estudantes e profissionais do setor, buscou difundir as inovações geradas no âmbito científico. Foram apresentados trabalhos em 17 áreas temáticas que englobam toda a cadeia mineral, incluindo caracterização mineral, economia circular e mineração urbana, uso e reuso de água, entre outros.
IBRAM participa do XXIX Encontro Nacional de Minérios e Metalurgia Extrativa – crédito: divulgação
Aline Nunes fez parte da comissão científica, além de participar de uma reunião que debateu um projeto para construção de uma “Plataforma Brasileira de Economia Circular e Mineração Urbana”. “Esse projeto tem o objetivo de agregar um ambiente virtual que seja repositório de trabalhos e conteúdo com ações efetivas voltadas à área de ESG no setor mineral. Entre as áreas de atuação estariam diagnósticos do setor, dados e estatísticas, situação atual do Brasil; Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) na mineração e tecnologias e pesquisas em processos para recuperar metais e materiais. ”, explica a coordenadora.
O XXIX Encontro Nacional de Minérios e Metalurgia Extrativa foi organizado pelo Centro de Tecnologia Mineral, em parceria com o Programa de Engenharia Metalúrgica e Materiais da COPPE/UFRJ e do Departamento de Engenharia Química e de Materiais, da PUC-Rio.
O 7º Simpósio Brasileiro de Geologia do Diamante, acontecerá em Salvador, na Bahia, e está atraindo palestrantes e representantes de…
LEIA MAISA Mineração Serra Verde (MSV) trabalha para produzir anualmente 5 mil toneladas de concentrado de terras-raras no projeto que possui…
LEIA MAISSegurança jurídica, sustentabilidade, disseminação de conhecimento e captação de recursos e financiamento para a mineração do Brasil. Esta é a…
LEIA MAIS