O prêmio Melhores Práticas em Saúde e Segurança do Trabalho (SST), promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM (www.ibram.org.br), elegeu na última terça-feira (9) os melho
O prêmio Melhores Práticas em Saúde e Segurança do Trabalho (SST), promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM (www.ibram.org.br), elegeu na última terça-feira (9) os melhores projetos de segurança em mineração. As companhias Mineração Rio do Norte, Samarco Mineração e Anglo American foram as vencedoras das três categorias em que o prêmio é dividido.
rn
O IBRAM separa o prêmio nas categorias Atendimento às Emergências, Sistemas de Comunicação de SST Eficazes Utilizados nas Operações de Trabalho e Sistemas Eficazes de Capacitação de Trabalhadores.
rn
Na categoria Atendimento às Emergências, a Mineração Rio do Norte ficou com o primeiro lugar, com o projeto “Simulados de Emergência MRN 2013”. Na sequência, em segundo lugar, aparece a Votorantim Metais, seguida por Yamana Gold e a Votorantim Metais Zinco, que dividiram a terceira posição.
rn
Na categoria Sistemas de Comunicação de SST, a Samarco Mineração ficou na primeira posição com o projeto “Sistema de Bloqueio Lógico Redundante”. Em segundo lugar, ficou a AngloGold Ashanti Córrego do Sítio Mineração, seguido pela Mineração Usiminas, que ficou em terceiro.
rn
Por último, a categoria Sistemas Eficazes de Capacitação de Trabalhadores teve a Anglo American na primeira posição, com o projeto “Capacitação em Segurança e Saúde Ocupacional”. O segundo lugar ficou com a Vale, e na terceira posição, a Yamana Gold.
rn
O evento contou com a presença de aproximadamente 100 pessoas, que puderam conhecer, em primeira mão, os projetos vencedores. A iniciativa, que tem como objetivo valorizar e estimular o desenvolvimento de programas que garantam a integridade dos trabalhadores do segmento, teve o patrocínio do Sesi/CNI.
rn
A abertura oficial do evento foi feita pelo Diretor de Assuntos Ambientais do IBRAM, Rinaldo Mancin, que representou o Diretor-Presidente do IBRAM, José Fernando Coura. Ele falou que saúde e segurança são hoje um dos maiores desafios do setor de mineração, principalmente entre as empresas de pequeno e médio porte.
rn
O evento teve ainda o talk show “A mineração no século XXI: Saúde e Segurança como valor e elemento chave para a competitividade do setor”. O debate foi mediado pela jornalista Inácia Soares, da Band News, que expôs assuntos de grande interesse para a indústria mineral.
rn
O prêmio foi realizado na Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e promovido por meio do Programa Especial de Saúde e Segurança na Mineração do IBRAM.
rn
Clique aqui e acesse a matéria.
rn
rn
rn
Fonte: Notícias de Mineração Brasil
Fernando Azevedo participou, em Belém, de evento organizado pelo Comando Militar do Norte, em parceria com a UFPA. A importância…
LEIA MAISA Nota Técnica nº 31/2018/CGNORDSST/SIT/MTb, expedida pelo Ministério do Trabalho, esclarece o uso de “Robôs Colaborativos” e de robôs tradicionais…
LEIA MAISA gestão sustentável da água é um compromisso da mineração do Brasil. São inúmeras práticas sustentáveis e políticas para garantir…
LEIA MAIS