Na celebração de dois anos de atuação da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin), o vice-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Fernando Azevedo, destacou o papel da Frente na defesa de políticas públicas para o setor mineral. A solenidade foi realizada na tarde desta 3ª feira, na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Em sua fala o vice-presidente do IBRAM destacou a importância da mineração para vida dos brasileiros, sendo um dos setores econômicos mais relevantes do país. Ele elogiou o trabalho desempenhado pela FPMin, que assegura a representatividade necessária e merecida da indústria da mineração no Congresso Nacional. “Um exemplo do trabalho realizado pela Frente é o projeto de lei 2780/2024. A partir de um estudo técnico, organizado pelo IBRAM e por seus associados, a Frente elaborou esta proposta legislativa para instituir uma política voltada a estimular a produção dos minerais críticos e estratégicos”. O PL foi apresentado pelo presidente da FPMin, deputado Zé Silva (Solidariedade-MG).
O deputado Zé Silva concordou com Azevedo e destacou a importância da indústria mineral para o futuro do país. “Não é possível fazer transição energética sem uma mineração sustentável”, afirmou, ao fazer referência que tecnologias e equipamentos para a transição dependem da oferta de minérios.
Zé Silva aproveitou o encontro para adiantar que o projeto 2780/2024, que institui a Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos (PNMCE), deve ser aprovada no Congresso Nacional, antes da COP30, a ser realizada em novembro próximo.
A solenidade do aniversário da Frente contou com a presença de autoridades do Legislativo e do Executivo. Entre elas estavam: Ana Paula Bittencourt, secretária de Geologia do Ministério de Minas e Energia (MME), senador Zequinha Marinho, deputado Arnaldo Jardim, deputado Keniston Braga, deputado Augusto Coutinho e o diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Mauro Henrique Moreira Sousa, deputada Ana Paula Leão, deputado Danilo Forte, deputado Beto Pereira, deputado Pedro Aihara, Presidente da CME, deputado Diego Andrade.
Esta é uma oportunidade para estudantes, acadêmicos e profissionais relacionados à mineração mostrarem seus conhecimentos para a indústria da mineração:…
LEIA MAISA Vale possui um dos mais avançados centros de pesquisas na aplicação de minério de ferro e carvão na siderurgia….
LEIA MAISDando sequência ao suporte à comunidade durante a pandemia do novo coronavírus, a Kinross Brasil Mineração expande as ações do “Programa Integrar…
LEIA MAIS