Realizado a cada dois anos, o evento, que espera reunir cerca de 700 participantes, possibilita a inscrição de trabalhos técnicos de estudantes e profissionais ligados ao setor mineralrnO Instituto Brasileiro de Minera
Realizado a cada dois anos, o evento, que espera reunir cerca de 700 participantes, possibilita a inscrição de trabalhos técnicos de estudantes e profissionais ligados ao setor mineral
rn
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM – www.ibram.org.br) realiza entre os dias 6 e 8 de agosto de 2014, em Belo Horizonte (MG), a oitava edição do CBMINA, fórum que reúne o Congresso Brasileiro de Mina a Céu Aberto, o Congresso Brasileiro de Mina Subterrânea e o Workshop “Economia Mineral: Recursos e Reservas”. O evento, que ocorre a cada dois anos, é resultado de parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
rn
O Congresso promete promover um amplo debate técnico sobre o setor e difundir conhecimento sobre os avanços tecnológicos, solução de problemas, desafios e tendências, nacionais e internacionais, para as áreas de lavra a céu aberto e lavra subterrânea, além de discutir as práticas rotineiras de seus processos produtivos em um talk-show com líderes do setor mineral.
rn
Segundo o Diretor-Presidente do IBRAM, José Fernando Coura, é de extrema importância que o setor esteja em permanente discussão. “O setor mineral é um dos mais importantes para a economia brasileira. Abriga uma enorme massa de trabalhadores, além de representar entre 3% a 5% do Produto Interno Bruto (PIB). A mineração é uma atividade determinante para o sucesso da balança comercial nacional e, por isso, deve estar sempre se atualizando”, afirma.
rn
Coura ressalta ainda que, desde a primeira edição, o evento tem como foco congregar a academia e a indústria mineral, criando oportunidades mútuas e um ambiente fértil para a discussão de temas técnicos com o intuito de aprimorar a atividade mineral.
rn
Edição 2014
rn
Nesta edição, a programação do evento vai abordar temas de alta relevância na agenda da mineração brasileira. Os destaques ficam com o Workshop
rn
“Economia Mineral: Recursos e Reservas” – e o talk-show “Investimento Social Privado”. Para o Professor do Departamento de Engenharia de Minas da Universidade de Federal de Minas Gerais, Cláudio Pinto, “a principal ideia do workshop é enfatizar a necessidade de enxergar a avaliação e o planejamento mineral como processos aleatórios que devem incluir as incertezas geológicas e econômicas”.
rn
A 8º edição do CBMINA reserva uma novidade: os melhores trabalhos serão publicados na Revista Escola de Minas (REM), publicação indexada e classificada como QUALIS B1.
rn
Patrocinadores
rn
Até o momento, oito empresas já confirmaram patrocínio ao evento: Vale S.A. (Patrocinador Diamante), Sinferbase (Patrocinador Ouro) Geobrugg (Patrocinador Bronze), Metso (Patrocinador Bronze) Anglogold Ashanti (Patrocinador Bronze), Gerdau (Patrocinador Bronze), Samarco (Patrocinador Bronze) e Geosol (Patrocinador Bronze).
rn
Apoio Institucional e Editorial
rn
O CBMINA conta com o apoio do Instituto Aço Brasil, do site Notícias de Mineração Brasil e das revistas In The Mine, Brasil Mineral, Minérios & Minerales e da Escola de Minas (REM).
rn
Serviço:
rn
CBMINA – Congresso Brasileiro de Mina a Céu Aberto e o Congresso Brasileiro de Mina Subterrânea
rn
Data: 6 e 8 de agosto de 2014
rn
Local: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Belo Horizonte (MG)
rn
Para mais informações: www.cbmina.org.br
rn
rn
Fonte: IBRAM – Profissionais do Texto
Uma solução de negócio que propõe a pavimentação de baixo custo foi a vencedora do Desafio MinerALL, iniciativa que tem…
LEIA MAISSão 60 vagas, das quais 20 exclusivas para pessoas com deficiência (PCD). Os cursos disponíveis são de operador de mina…
LEIA MAISO Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e as mineradoras associadas estão à frente de um ousado projeto de transformação do setor mineral,…
LEIA MAIS