Realizado a cada dois anos, o evento, que espera reunir cerca de 700 participantes, possibilita a inscrição de trabalhos técnicos de estudantes e profissionais ligados ao setor mineralrnO Instituto Brasileiro de Minera
Realizado a cada dois anos, o evento, que espera reunir cerca de 700 participantes, possibilita a inscrição de trabalhos técnicos de estudantes e profissionais ligados ao setor mineral
rn
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM – www.ibram.org.br) realiza entre os dias 6 e 8 de agosto de 2014, em Belo Horizonte (MG), a oitava edição do CBMINA, fórum que reúne o Congresso Brasileiro de Mina a Céu Aberto, o Congresso Brasileiro de Mina Subterrânea e o Workshop “Economia Mineral: Recursos e Reservas”. O evento, que ocorre a cada dois anos, é resultado de parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
rn
O Congresso promete promover um amplo debate técnico sobre o setor e difundir conhecimento sobre os avanços tecnológicos, solução de problemas, desafios e tendências, nacionais e internacionais, para as áreas de lavra a céu aberto e lavra subterrânea, além de discutir as práticas rotineiras de seus processos produtivos em um talk-show com líderes do setor mineral.
rn
Segundo o Diretor-Presidente do IBRAM, José Fernando Coura, é de extrema importância que o setor esteja em permanente discussão. “O setor mineral é um dos mais importantes para a economia brasileira. Abriga uma enorme massa de trabalhadores, além de representar entre 3% a 5% do Produto Interno Bruto (PIB). A mineração é uma atividade determinante para o sucesso da balança comercial nacional e, por isso, deve estar sempre se atualizando”, afirma.
rn
Coura ressalta ainda que, desde a primeira edição, o evento tem como foco congregar a academia e a indústria mineral, criando oportunidades mútuas e um ambiente fértil para a discussão de temas técnicos com o intuito de aprimorar a atividade mineral.
rn
Edição 2014
rn
Nesta edição, a programação do evento vai abordar temas de alta relevância na agenda da mineração brasileira. Os destaques ficam com o Workshop
rn
“Economia Mineral: Recursos e Reservas” – e o talk-show “Investimento Social Privado”. Para o Professor do Departamento de Engenharia de Minas da Universidade de Federal de Minas Gerais, Cláudio Pinto, “a principal ideia do workshop é enfatizar a necessidade de enxergar a avaliação e o planejamento mineral como processos aleatórios que devem incluir as incertezas geológicas e econômicas”.
rn
A 8º edição do CBMINA reserva uma novidade: os melhores trabalhos serão publicados na Revista Escola de Minas (REM), publicação indexada e classificada como QUALIS B1.
rn
Patrocinadores
rn
Até o momento, oito empresas já confirmaram patrocínio ao evento: Vale S.A. (Patrocinador Diamante), Sinferbase (Patrocinador Ouro) Geobrugg (Patrocinador Bronze), Metso (Patrocinador Bronze) Anglogold Ashanti (Patrocinador Bronze), Gerdau (Patrocinador Bronze), Samarco (Patrocinador Bronze) e Geosol (Patrocinador Bronze).
rn
Apoio Institucional e Editorial
rn
O CBMINA conta com o apoio do Instituto Aço Brasil, do site Notícias de Mineração Brasil e das revistas In The Mine, Brasil Mineral, Minérios & Minerales e da Escola de Minas (REM).
rn
Serviço:
rn
CBMINA – Congresso Brasileiro de Mina a Céu Aberto e o Congresso Brasileiro de Mina Subterrânea
rn
Data: 6 e 8 de agosto de 2014
rn
Local: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Belo Horizonte (MG)
rn
Para mais informações: www.cbmina.org.br
rn
rn
Fonte: IBRAM – Profissionais do Texto
A Anglo American e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade do Estado de Minas Gerais (Seinfra), por meio…
LEIA MAIS2100 participações 100% virtuais, 35 palestrantes e moderadores, 9 painéis com temas de grande relevância para o setor mineral e…
LEIA MAISA minuta do ‘Guia de Boas Práticas de Gestão de Barragens e Estruturas de Disposição de Rejeitos’, que está em fase…
LEIA MAIS