NOTÍCIAS

IBRAM realiza Seminário sobre ESG da Mineração

8 de novembro de 2021

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e as mineradoras associadas estão à frente de um ousado projeto de transformação do setor mineral, de modo a torná-lo ainda mais seguro, ambientalmente responsável, atencioso com as pessoas à sua volta, ético em tudo o que faz e gerador de indicadores de sustentabilidade muito mais ambiciosos. A Agenda ESG da Mineração é mais uma iniciativa do setor mineral brasileiro em prol do desenvolvimento sustentável. 

A temática será amplamente debatida durante o ‘Seminário ESG da Mineração’ nos dias 23 e 24 de novembro. O evento, realizado pelo IBRAM, em parceria com a Falconi Consultoria, é 100% online e gratuito.  Será uma oportunidade para ouvir o que diversas empresas estão fazendo para melhorar seu desempenho e sua governança em setores variados, como Segurança de Processos; Barragens e Estruturas de Disposição de Rejeitos; Saúde e Segurança Ocupacional; Mitigação de Impactos Ambientais; Água e Energia; Relacionamento com Comunidades, entre vários outros temas. Clique aqui para fazer sua inscrição. 

“A adoção das boas práticas de ESG é uma demanda global. Organizações – e setores – que não estiverem compromissados no sentido da ampla sustentabilidade de seus negócios, estarão fadados a sucumbirem, abrindo espaço para concorrentes conectados com as novas demandas. Somos o primeiro setor a assumir um compromisso ESG. A indústria mineral está seriamente comprometida e agindo em prol de uma grande transformação dos processos”, afirma o diretor-presidente do IBRAM, Flávio Ottoni Penido. 

A agenda ESG da Mineração do Brasil representa um estágio de avanço em relação à ‘Carta Compromisso do IBRAM Perante a Sociedade’, documento apresentado publicamente em setembro de 2019. A Carta estabeleceu pilares de ações a serem adotadas pelas mineradoras para melhorar seus indicadores em 12 áreas:

Segurança operacional, barragens e estruturas de disposição de rejeitos, saúde e segurança ocupacional, mitigação de impactos ambientais, desenvolvimento local e futuro dos territórios, relacionamento com comunidades, comunicação e reputação, diversidade e inclusão, inovação, água, energia e gestão de resíduos.

Desde então, dezenas de empresas e centenas de profissionais e especialistas em mineração e em outros campos, se engajaram nesse esforço em prol da agenda ESG. O envolvimento acontece em praticamente todos os níveis hierárquicos de cada organização. Grupos de trabalho por assunto foram organizados e todo o trabalho é sistematizado com apoio da experiente Falconi Consultoria.

Os GTs se reúnem periodicamente, estabelecem compromissos e metas relacionados a cada tema e, na visão do IBRAM, estas definições influenciarão todo o comportamento de cada mineradora atuante no Brasil, bem como a própria legislação e normas regulatórias. “Ao final, o IBRAM pretende que todas as organizações do setor mineral tenham em mãos um verdadeiro guia de como será a mineração do futuro, um excelente instrumento para planejar os negócios ao longo dos muitos anos à frente”, ressalta Penido.

Clique aqui para acessar a programação e fazer inscrição no evento. 

SERVIÇO: 

Seminário ESG da Mineração 

Data: 23 e 24 de novembro

Horário: 8h às 18h

Evento 100% Virtual 

Inscrições e programação: https://ibram.org.br/evento/seminario-interno-esg-da-mineracao/

Informações: ibram@ibram.org.br 

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM realiza pesquisa sobre o que o público gostaria de ver na EXPOSIBRAM 2020

28 de outubro de 2019

O que você gostaria de sugerir para a próxima edição da  Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM)? Considerada a…

LEIA MAIS

Seminário ESG – Mineração do Brasil começa amanhã

22 de novembro de 2021

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e as mineradoras associadas estão à frente de um ousado projeto de transformação do setor mineral,…

LEIA MAIS

Tecnologia leva mais segurança aos caminhões fora de estrada

1 de outubro de 2018

O que um sistema que alerta os motoristas de caminhões fora de estrada sobre a presença de objetos no trajeto…

LEIA MAIS