NOTÍCIAS

Indenização mais alta deve convencer elétricas hoje

3 de dezembro de 2012

rnEsta segunda-feira é decisiva para o governo federal conseguir reduzir a conta de energia elétrica no Brasil em 2013. As maiores empresas que possuem ativos que vencem entre 2015 e 2017 marcaram suas assembleias de acionistas para dec

rn

Esta segunda-feira é decisiva para o governo federal conseguir reduzir a conta de energia elétrica no Brasil em 2013. As maiores empresas que possuem ativos que vencem entre 2015 e 2017 marcaram suas assembleias de acionistas para decidir pela renovação – ou não – dos contratos de concessão segundo os novos valores estabelecidos pelo poder concedente.

rn

 
O ministério de Minas e Energia e da Fazenda deram uma última cartada no final da semana que deve elevar o valor de indenizações e, extra oficialmente, sabe-se que em cerca de 50%, podendo chegar a até R$ 32 bilhões.

rn

 
A Eletrobras, Cesp, Emae e Cteep são as principais elétricas que decidem seu futuro hoje. Como a primeira é controlada pela União, é certo que aceite a renovação, enquanto as demais ainda se manifestaram contra os valores apresentados, mas isso, antes da elevação da indenização.

rn

 
Um indicador de que o aumento da indenização poderá levar à aceitação das elétricas foi dado pela paranaense Copel, que acertou a renovação dos ativos de transmissão, onde possui direito a indenização e a não renovação dos contratos de geração, onde as usinas já foram amortizadas. A catarinense Celesc afirmou ter entrado na justiça para tentar barrar a data da assinatura dos novos contratos, marcado para amanhã. Autoridades do setor como a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Aneel minimizaram a não adesão das duas companhias e disseram que essas usinas serão relicitadas quando os contratos terminarem. O único leilão de energia ocorrerá no dia 14 de dezembro com 525 projetos.

rn

 

Fonte: DCI

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Diretor do IBRAM debate sobre direito minerário e destaca importância do fortalecimento da ANM

22 de julho de 2022

Especialistas debatem sobre direito minerário. Crédito: Divulgação O marco regulatório do direito minerário, os avanços da Agência Nacional de Mineração…

LEIA MAIS

Nova norma da ABNT estabelece boas práticas para análise multielementar de minério de ferro por Fluorescência de Raios X

2 de maio de 2025

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou, no dia 24 de abril, a norma ABNT NBR 17229:2025 – Minérios…

LEIA MAIS

Presidente do IBRAM apresenta os desafios e as oportunidades da mineração em Pernambuco

30 de outubro de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, participou do Mineral Day, evento organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil…

LEIA MAIS