NOTÍCIAS

Indústria da mineração se mobiliza a favor das águas do Rio São Francisco

20 de julho de 2017

A publicação da Resolução é resultado do diálogo entre o setor industrial e a ANA

A Agência Nacional de Águas (ANA) publicou a Resolução nº 1.290/2017, na última terça-feira (18.7) que altera as regras da resolução que instituiu o “Dia do Rio” – ação criada para suspender as captações de água na bacia do rio São Francisco às quartas-feiras para todos os usos, exceto consumo humano e animal, até 30 de novembro. Nessa nova redação, as indústrias e mineradoras que captam água acima de 13 horas por dia, conforme a outorga de direito de uso de recursos hídricos emitida pela ANA, deverão reduzir em 14% o volume mensal captado. Para as indústrias e mineradoras que captam até 13 horas por dia, as captações ficarão suspensas às quartas-feiras. Estas regras valem a partir de 28 de julho.
 
A publicação da Resolução é resultado do diálogo entre o setor industrial e a ANA. Participaram da construção do consenso a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Federações de Indústria de Estados, entre outras entidades.
 
O Setor de mineração, reconhecendo a necessidade e importância do racionamento, se mobilizou para reduzir e otimizar o uso da água na bacia do Rio São Francisco, porém sem interromper o processo produtivo tão relevantes para a economia do País.
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM: “Encontro com o Presidente” mostra evolução do projeto IPS-Mineração

11 de junho de 2025

Projeto em fase inicial fortalece relacionamento colaborativo de mineradoras e municípios em prol da qualidade de vida das populações. Em…

LEIA MAIS

EXPOSIBRAM 2023: inscrições abertas para o maior evento da mineração do Brasil

25 de maio de 2023

As inscrições para a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2023) e o Congresso Brasileiro de Mineração estão abertas. A edição…

LEIA MAIS

Belo Horizonte é o terceiro mercado de coworking no Brasil

27 de novembro de 2018

Maior empresa do setor no mundo lança espaço de seis andares na cidade Terceiro maior mercado de coworkings do Brasil…

LEIA MAIS