NOTÍCIAS

INDÚSTRIAS PARAENSES ADEREM AO NOVEMBRO AZUL

17 de novembro de 2015

Empresas promovem palestras sobre câncer de próstata, câncer de pênis e disfunção erétil, além de distribuição de folders e fitinhas alusivas à data.

Empresas promovem palestras sobre câncer de próstata, câncer de pênis e disfunção erétil, além de distribuição de folders e fitinhas alusivas à data

Por ano, são feitos no Brasil cerca de 69 mil diagnósticos de câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), as estimativas para 2015 são de cerca de 68.800 novos casos da neoplasia. Ainda de acordo com a entidade, a doença é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, seguido apenas pelo câncer de pulmão.

Para despertar a conscientização dos colaboradores e funcionários para a prevenção, As empresas Alcoa, Alubar, Alumínio Brasileiro SA (Albras), Hydro Alunorte e Imerys estão com uma intensa programação para o Novembro Azul, que incluem palestras sobre câncer de próstata, câncer de pênis e disfunção erétil, além de distribuição de folders e fitinhas alusivas à data.

Em Juruti, oeste paraense, a Alcoa, em parceria com Hospital 9 de Abril na Providência de Deus, reservou atendimento com o urologista para os funcionários e, durante o mês, promoverá palestras sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

“Para a companhia, o bem-estar e qualidade de vida dos funcionários estão em primeiro lugar. Com a ação do Novembro Azul, objetivamos sensibilizar os funcionários para que façam os exames periódicos que são necessários e sigam o melhor caminho para ter uma vida saudável, que é o da prevenção”, ressalta Rogério Ribas, gerente de Recursos Humanos e Assuntos Institucionais da Alcoa Juruti.

Exames – Em Barcarena, no nordeste do Pará, a Hydro Alunorte promove a campanha “Novembro Azul”, até o dia 25 de novembro, para o público masculino da empresa. As atividades incluem palestras e orientações de cuidados com a saúde dos empregados. Desde o início da semana, os homens que trabalham na refinaria são recepcionados pela equipe médica com informativos e a simbólica fitinha de cetim na cor azul, que virou símbolo da conscientização contra o câncer de próstata. 

Além de palestras, a empresa montou um estande com a exposição de um modelo anatômico do órgão sexual masculino para que o público conhecesse melhor a região da próstata, e entendesse a necessidade do exame do toque. “O exame é uma das medidas mais eficazes para diminuir o número de mortes para este tipo de câncer, pois quanto mais cedo o tumor é detectado maiores são as chances de cura”, explica o médico Jorge Pina, responsável pela área médica da Hydro Alunorte.

Ainda de acordo com o médico, muitos homens evitam realizar o exame por preconceitos e falta de conhecimento. “Queremos desmitificar a preocupação entorno do exame, que é simples e o mais preciso até hoje”, acredita.

Multiplicadores – Na Imerys, mineradora que atua com caulim no município de Barcarena, os homens são a maior parte do quadro de colaboradores. Aproveitando a atenção deles, a empresa optou por abordar outros assuntos além do câncer de próstata, prática que funcionou no Outubro Rosa, quando também falaram de violência doméstica. 

“Estamos fazendo palestras com mais dois temas: o câncer de pênis e a disfunção erétil. Sabemos que os homens não costumam ser muito atentos para a saúde deles, então toda oportunidade é válida”, ressalta Cibele Guedes, médica do trabalho da Imerys.

No Brasil, o câncer de pênis é mais frequente nas regiões Norte e Nordeste, segundo o Inca. O operador Ronaldo Medeiros participou da palestra e aprovou a iniciativa: “Maioria dos trabalhadores são jovens, e às vezes nem se ligam nesses assuntos. É interessante falar sério disso com eles”.

“A prevenção é muito simples: basta ter higiene. São medidas simples e básicas. Queremos que os nossos colaboradores sejam multiplicadores dessas informações”, explica Cibele.

Fonte: Assessoria
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Conheça os vencedores da 15ª Edição do Prêmio Universitário Aberje – Setor Mineral

8 de novembro de 2021

A novidade deste ano é que os grupos puderam escolher entre dois desafios para trabalhar em seus projetos. Estudantes da…

LEIA MAIS

Governo britânico e ABSM vão organizar webinar sobre empilhamento a seco

7 de dezembro de 2022

O governo britânico e a ??Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) realizarão nos dias 12 e…

LEIA MAIS

Votorantim Cimentos apoia projeto de resgate histórico-cultural em Corumbá (MS)

17 de dezembro de 2018

Projeto “Todo Lugar tem uma História para Contar”, do Museu da Pessoa, reuniu histórias de vida dos moradores que impulsionou…

LEIA MAIS