NOTÍCIAS

Instituto Alcoa promove formação de professores em escolas públicas de Juruti

10 de setembro de 2018

Em busca de conhecimentos, experiências e avanços nas atividades escolares, cerca de 40 professores de escolas públicas de Juruti e representantes das comunidades escolares, se reuniram no mês de agosto para participar do segundo módulo de formação de educadores do programa ECOA – Educação Comunitária Ambiental. Trata-se de uma iniciativa do Instituto Alcoa, realizado pela Evoluir, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Juruti, município onde a Alcoa opera uma mina de bauxita.

O programa tem por objetivo encorajar a transformação positiva nas escolas e comunidades a partir do desenvolvimento de projetos socioambientais.A formação faz parte de uma proposta educacional que auxilia professores a trabalharem projetos socioeducativos com as crianças e conta com quatro encontros anuais, que são elaborados a partir de diagnósticos e decididos de forma colaborativa.

A primeira etapa aconteceu no início do ano com a construção de um diagnóstico socioambiental da escola, comunidade e entorno. Já no segundo encontro, realizado neste mês, discutiu-se o planejamento e a transformação do diagnóstico em projetos. Nos próximos encontros serão abordadas formas de parcerias e meios de potencializar os projetos nas escolas e nas comunidades.

“A formação enriquece nossas práticas pedagógicas. São complementos onde o foco principal é o aluno. Trabalho com 45 alunos de 8 anos, divididos em duas turmas. Com o suporte da capacitação, percebo como as teorias são importantes, principalmente a estratégia transdisciplinar e os passos conforme a necessidade de cada criança. Nós também já estamos pensando no nosso projeto que será uma horta na escola”, explicou Nilciane Barroso, professora do 3º ano da Escola Municipal Rosa de Saron localizada na área urbana de Juruti.

De acordo com Rogerio Ribas, gerente de Relações Institucionais da Alcoa Juruti, a capacitação é uma experiência enriquecedora que permite reflexões ambientais em toda a comunidade. “Há cinco anos o ECOA compartilha essa aprendizagem e incentiva a criação de projetos transformadores que focam na busca de atitudes sustentáveis e duradouras com este público infanto-juvenil”, destaca.

Segundo Bárbara Dias, coordenadora do ECOA, são construídos diversos projetos, desde horta escolar, pintura da escola, até parquinhos. “O que nós esperamos de fato é que esses projetos sejam colocados em prática e mobilizem toda a comunidade escolar. Um trabalho focado em projeto, por ter uma aprendizagem que faça sentido e esteja conectado com a vida da comunidade, que englobe todos os saberes, tanto da escola quanto da família”, explica.

“Em recente avaliação de resultados realizada de forma independente, podemos afirmar que o Programa ECOA tem contribuído para a diversificação das práticas pedagógicas que são praticadas pelos educadores que participam das formações. Este é um dos benefícios que o programa promove, abrindo novas perspectivas e contribuindo para processos inovadores de educação”, afirma Monica Espadaro, Gerente de Projetos Comunitários e coordenadora do Programa ECOA no Instituto Alcoa.

Sobre a Alcoa

A Alcoa é líder mundial no setor em produtos de bauxita, alumina e alumínio, com um forte portfólio de produtos de fundição e laminação de valor agregado e ativos de energia significativos. A Alcoa está construída sobre uma base de valores fortes e excelência operacional há quase 130 anos, desde a revolucionária descoberta que fez do alumínio uma parte vital e acessível da vida moderna. Desde a invenção da indústria de alumínio e no decorrer da nossa história, nossos talentosos Alcoanos têm apresentado incríveis inovações e melhores práticas que nos levaram à eficiência, segurança, sustentabilidade e comunidades mais fortes em todos os momentos em que operamos. Presente no Brasil há 53 anos, a empresa Alcoa emprega localmente cerca de 2.300 pessoas e possui três unidades produtivas, em Minas Gerais, Maranhão e Pará, além de escritórios em São Paulo e no Distrito Federal. A companhia também é acionista da Mineração Rio do Norte (MRN) e de quatro usinas hidrelétricas: Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito. Foi escolhida pela nona vez como uma das empresas-modelo pelo Guia Exame de Sustentabilidade e reconhecida como a Melhor Empresa para se Trabalhar no setor de siderurgia pelo Guia VOCÊ S/A. Para maiores informações, visite nosso site www.alcoa.com, e siga a Alcoa no twitter @Alcoa e no Facebook: www.facebook.com/Alcoa ou www.facebook/AlcoaBrasil.

Sobre o Programa ECOA

O Programa ECOA é uma iniciativa do Instituto Alcoa, em parceria com as Secretarias de Educação Municipais e a Evoluir. O Programa tem como objetivo fomentar a participação comunitária na construção de sociedades sustentáveis, por meio de processos de educação socioambiental voltados para valores humanos, conhecimentos, habilidades e atitudes. Desde 2014, o programa beneficiou mais de 43 mil alunos e mais de 450 professores foram certificados pelo curso de formação.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Conheça os vencedores da 15ª Edição do Prêmio Universitário Aberje – Setor Mineral

8 de novembro de 2021

A novidade deste ano é que os grupos puderam escolher entre dois desafios para trabalhar em seus projetos. Estudantes da…

LEIA MAIS

Votorantim Cimentos mobiliza população de Nobres (MT) a incentivar a leitura

5 de novembro de 2018

O programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) chega ao quarto ciclo de atividades em Nobres (MT). A iniciativa, inédita no…

LEIA MAIS

Ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux decide favoravelmente para a Corte recepcionar Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7598) apresentada pelo IBRAM

26 de fevereiro de 2024

A ADI é contra artigos da lei nº 12370/2023 do estado de Mato Grosso. Esta lei cria taxa de fiscalização…

LEIA MAIS