NOTÍCIAS

Julio Nery é nomeado diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios do IBRAM

28 de janeiro de 2020

O Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) aprovou a nomeação de Julio Cesar Nery Ferreira para assumir cargo de diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios. Ele substituirá Rinaldo Mancin, que passou a ocupar a diretoria de Relações Institucionais do IBRAM.

“Meu grande objetivo no IBRAM é colaborar na reconstrução da reputação do setor de mineração. O IBRAM é peça fundamental nisso e fazer parte do Instituto é ter a oportunidade de colaborar neste esforço, que será chave para a obtenção da licença socioambiental para a mineração do futuro”, analisa o novo diretor.

Julio sinaliza que dentre os desafios que o IBRAM tem pela frente está à construção de uma base de dados atualizada, disponível para que os profissionais da área, imprensa e o público em geral tenham acesso às informações básicas do setor. “Um outro ponto importante é disponibilizar para o uso da mineração brasileira as melhores práticas do setor em suas operações, por meio de convênios como o assinado com o Mining Association of Canada (MAC) e outras entidades internacionais. Estes padrões serão importantes na evolução da segurança operacional da indústria da mineração”, afirma Julio Nery.

Segundo ele, a mineração brasileira encontra-se em um importante processo de renovação de suas práticas e políticas. “Esta revisão é um processo que irá resultar em operações mais seguras e vistas sem reservas por parte da sociedade. É neste processo que pretendemos dar a nossa colaboração”.

Júlio Nery é formado em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui 41 anos de experiência nas áreas de Meio Ambiente, Planejamento e Operações em diversas empresas mineradoras. Trabalhou por 25 anos na Minerações Brasileiras Reunidas (MBR), tendo ocupado as funções de Gerente Geral de Planejamento Operacional da empresa, Superintendente do Complexo Pico (1998/2005). Ocupou a Gerência Geral de Licenciamento da Vale. Até janeiro 2020 foi o diretor responsável pelas operações da Crusader do Brasil Mineração e sua subsidiária Cascar. Atualmente participa do Conselho de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). Julio Nery também coordenou o Comitê para Normalização Internacional em Mineração do IBRAM (CONIM).

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



No Brazil China Meeting, presidente do IBRAM apresenta panorama e perspectivas da mineração brasileira a investidores internacionais

11 de janeiro de 2024

Raul Jungmann acredita em incremento da parceria entre os dois países. “Eu acredito que os próximos anos da relação entre…

LEIA MAIS

Mineração Usiminas adota nova tecnologia para dispor rejeitos

26 de junho de 2018

A Mineração Usiminas (Musa) protocolou na Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram) o pedido de licenciamento ambiental…

LEIA MAIS

MINÉRIO DE FERRO: Preço tem leve alta no mercado futuro

1 de novembro de 2017

O contrato mais negociado no mercado futuro de minério de ferro, na China, com vencimento em janeiro de 2018, passou de 428 para 429,5 iuanes, ou US$ 65,09 a tonelada, de acordo com o câmbio.

LEIA MAIS