NOTÍCIAS

Kiruna Wagon ganha o Swedish Steel Prize 2017

18 de maio de 2017

A Kiruna Wagon utilizou aço de alta resistência para desenvolver uma solução de vagão altamente durável e muito mais eficiente do que outros vagões de minério presentes no mercado

O vencedor do prêmio internacional Swedish Steel Prize deste ano é a empresa Kiruna Wagon da Suécia. O prêmio foi concedido para a inovadora solução de vagão da empresa, a Helix Dumper. A Kiruna Wagon utilizou aço de alta resistência para desenvolver uma solução de vagão altamente durável e muito mais eficiente do que outros vagões de minério presentes no mercado.
 
“A Kiruna Wagon atualizou com êxito uma excelente ideia e utilizou aços de alta resistência para transformá-la em uma solução de vagão completamente nova e superior”, diz Eva Petursson, presidente do júri do Swedish Steel Prize e chefe do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento Estratégicos da SSAB.
 
A solução Helix Dumper da Kiruna Wagon é um sistema de vagões de descarga para transporte ferroviário de longo curso e descarga eficiente de minerais. O uso de aços estruturais e resistentes ao desgaste avançados de alta resistência tornou possível a concepção de vagões leves combinados com um terminal estacionário Helix para descarga rotativa on-the-fly. A engenhosa solução tem uma velocidade de descarga de 25.000 toneladas por hora, o dobro dos outros sistemas.
 
Para o projeto final, o aço estrutural Strenx e o aço resistente ao desgaste Hardox foram utilizados na solução de vagão.
 
Quando comparado com outros, um sistema de descarga completo para a Helix custa 1/7 do que custaria um vagão rotacional. Além disso, a Helix utiliza partes da energia potencial do minério para empurrar o vagão para frente enquanto ele descarrega. Isso significa que nenhuma energia extra é necessária e há muito menos poeira com quase nenhum ruído.
 
O Swedish Steel Prize agora está sendo concedido pela 18ª vez, e o vencedor receberá uma estatueta do escultor Jörg Jeschke e um prêmio em dinheiro de 100.000 coroas suecas.
 
Os outros finalistas, a Fermel da África do Sul, a JMG Cranes da Itália e a Wabash National dos EUA, foram as outras classificadas no Swedish Steel Prize de 2017.
 
Leia mais sobre o Swedish Steel Prize no site www.steelprize.com.
 
Assessoria
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



GEOAMERICAS 2020: Congresso de Geossintéticos totalmente online recebe inscrições até 26 de outubro

21 de outubro de 2020

Evento terá conteúdo relevante para profissionais e empresas que atuam no setor de mineração   Ainda dá tempo de participar…

LEIA MAIS

IBRAM promove encontro em Belém para divulgar EXPOSIBRAM 2020

18 de fevereiro de 2020

O diretor de Comunicação do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Paulo Henrique Soares, esteve nesta segunda-feira (17/2) em Belém (PA)…

LEIA MAIS

Guia de boas práticas aborda etapas de ciclo de vida de barragens e outras estruturas de disposição de rejeitos

8 de agosto de 2019

A minuta do ‘Guia de Boas Práticas de Gestão de Barragens e Estruturas de Disposição de Rejeitos’, que está em fase…

LEIA MAIS