NOTÍCIAS

Laboratório de sustentabilidade

8 de novembro de 2012

rnConsiderando o trinômio ambiente – sociedade – economia, o Quadrilátero Ferrífero, na Região Central de Minas Gerais, assume uma dimensão de extrema importância para o estudo da temáti

rn

Considerando o trinômio ambiente – sociedade – economia, o Quadrilátero Ferrífero, na Região Central de Minas Gerais, assume uma dimensão de extrema importância para o estudo da temática do desenvolvimento sustentável, pois em função de suas características geológicas, biológicas, ecológicas, socioeconômicas e históricas assume características únicas e ideais para a abordagem responsável da relação entre a atividade mineral e a sustentabilidade.

rn

A existência de intensa atividade de extração mineral ao longo de mais de 300 anos, paralelamente à enorme geodiversidade e fantástica biodiversidade, representada pelos biomas de mata atlântica e cerrado, além de ser, proporcionalmente à área de seu território (7.000 quilômetros quadrados), a região de maior densidade demográfica de Minas Gerais, fazem do local um território de grande interesse científico.

rn

De maneira distinta de outras regiões do mundo, muitas delas em países considerados desenvolvidos, onde extração mineral deixou um legado econômico e social extremamente negativo, no Quadrilátero Ferrífero ainda existe a chance de planejar o futuro. Isso visando ao ordenamento do seu território e ao bem-estar de sua população, o que permitirá, além do desenvolvimento econômico, a manutenção e preservação de valores éticos, sociais e ambientais.

rn

Para tanto, faz-se necessária a proposição de alternativas arrojadas de coexistência entre a mineração, a expansão urbana, a preservação de expressivos segmentos dos biomas presentes e ameaçados e da água. Deve-se visar à melhoria dos indicadores sociais (IDH e índice de GINI) das comunidades envolvidas e afetadas pela mineração.

rn

Ao longo das próximas décadas, no Quadrilátero Ferrífero, o modelo de mineração eficiente e sustentável será posto à prova. Somente com embasamento tecnicocientífico e por meio de gestão pública e privada consciente é que poderemos cumprir a meta da existência de uma sociedade ambiental e economicamente justa para a região.

rn

Dentro desse contexto, o Centro de Estudos Avançados do Quadrilátero Ferrífero – CEAQFe, sediado no Departamento de Geologia da Universidade Federal de Ouro Preto, assume um papel pioneiro como centro de pesquisas científicas e de inovação tecnológica multidisciplinar voltado para a promoção, realização e divulgação de estudos e conhecimentos da área das ciências da terra, das atividades mineirais e do desenvolvimento sustentável do território do Quadrilátero Ferrífero.

rn

O CEAQFe pretende cumprir a sua missão em parceria com instituições públicas e privadas nacionais e internacionais. A visão do CEAQFe é ser um centro de referência para o planejamento da atividade mineira e do uso e ocupação do solo na província mineral do Quadrilátero Ferrífero, criando um ambiente adequado para o domínio da inteligência no processo produtivo, gerando tecnologia, capacitando recursos humanos, prestando serviços técnicos especializados e definindo processos e metodologias para a preservação e recuperação do meio ambiente.

rn

Professores do Departamento de Geologia da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto

rn

 

Fonte: Estado de Minas

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Projeto de terras-raras vai produzir 5 mil toneladas por ano em Goiás

13 de novembro de 2017

A Mineração Serra Verde (MSV) trabalha para produzir anualmente 5 mil toneladas de concentrado de terras-raras no projeto que possui…

LEIA MAIS

Programação da EXPOSIBRAM 2019 é construída de forma colaborativa

12 de novembro de 2018

Em pesquisa realizada pela internet, interessados em participar da próxima edição da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração indicaram os…

LEIA MAIS

CBMina 2025 será realizado em Ouro Preto (MG), ampliando a parceria com academia

17 de março de 2025

O evento é uma realização do IBRAM em parceria com os departamentos de Engenharia de Minas da Universidade Federal de…

LEIA MAIS