NOTÍCIAS

Livro Azul: IBRAM lança e-book com boas práticas na gestão de recursos hídricos

4 de abril de 2025

A publicação aborda projetos, planos, estudos e ferramentas adotadas por associadas do IBRAM, cujas soluções ampliadas abrangem o universo ESG, com o uso de tecnologias avançadas. 

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) lançou, nesta quinta-feira, 3 de abril, em Belo Horizonte (MG), o e-book Livro Azul – Boas Práticas em Gestão e Manejo dos Recursos Hídricos na Mineração. A publicação reúne contribuições de 16 empresas associadas ao IBRAM e aborda práticas inovadoras de gestão de recursos hídricos, com foco em projetos, planos, estudos e ferramentas que utilizam tecnologias avançadas, como Inteligência Artificial e Internet das Coisas (IoT), e estão alinhadas aos princípios ESG (ambiental, social e de governança). Clique aqui para baixar o e-book.

De acordo com Julio Nery, diretor de Assuntos Regulatórios do IBRAM, o lançamento do Livro Azul representa mais um passo importante na busca pelo compartilhamento de boas práticas no setor mineral. “O Livro Azul demonstra, de maneira clara e eficaz, o compromisso da indústria mineral com o manejo sustentável da água, o que pode impulsionar políticas públicas, atrair investimentos e inspirar não apenas os profissionais da mineração, mas todos os envolvidos na gestão de recursos hídricos. Essa troca de experiências e informações entre as empresas é essencial para promover o crescimento sustentável do setor”, destacou.

“A publicação foi construída no âmbito do Grupo de Trabalho (GT) Água e faz parte da prestação de contas dos compromissos assumidos pelo grupo na Agenda ESG da Mineração do Brasil. São exemplos de como a indústria mineral está redefinindo o conceito de sustentabilidade hídrica, unindo produtividade e regeneração”, ressaltou a gerente de Sustentabilidade do IBRAM, Claudia Salles.

O Livro Azul não se limita a aspectos técnicos, destacando também iniciativas de caráter cultural e socioambiental. O tema “água” se torna protagonista em projetos que beneficiam comunidades e outros stakeholders igualmente relevantes. Os casos apresentados abrangem estudos hidrológicos, hidrogeológicos e climáticos, planos estratégicos de gestão hídrica, monitoramento hídrico quali-quantitativo, sistemas integrados de gestão da água e de dados, alternativas para reuso e recirculação de água, aproveitamento de água pluvial, processos de tratamento de efluentes e manejo da fauna aquática e terrestre em processos de descomissionamento de barragens.

O lançamento do e-book ocorreu durante o evento temático “Água e Mineração”, que contou com palestras de Ana Carolina Argolo Nascimento de Castro, diretora da Agência Nacional das Águas (ANA); Alice Silva Castilho, diretora de Hidrologia e Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil (SGB); e Marcelo da Fonseca, diretor-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM). Durante o evento, representantes de empresas como AngloGold Ashanti, Anglo American, Eurochem, Hydro, Lundin Mining, Nexa, RHI Magnesita, Samarco, Usiminas, Vale e Water Services and Technologies (WST) compartilharam seus cases de boas práticas na gestão dos recursos hídricos.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM discute desafios e oportunidades da mineração sustentável no Pará

18 de março de 2025

Crédito: Divulgação “Mineração no Pará: Tendências para a Sustentabilidade” foi o tema do workshop realizado no dia 14 de março,…

LEIA MAIS

IBRAM recebe delegação do Congresso americano para tratar de MCEs

26 de maio de 2025

Uma delegação do Comitê de Relações Exteriores do Congresso Nacional dos Estados Unidos foi recepcionada pela direção do Instituto Brasileiro…

LEIA MAIS

IBRAM discute novas experiências em jornadas de trabalho na mineração

21 de fevereiro de 2025

Compreender as realidades e necessidades das empresas associadas ao Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), identificar modelos de jornadas de trabalho…

LEIA MAIS